Congresso Nacional é iluminado para celebrar o Dia Internacional do Autocuidado

Ação destaca a importância do autocuidado contínuo e avanços legislativos para a saúde pública no Brasil

Na última quinta-feira (24), a fachada do Congresso Nacional foi iluminada nas cores azul e magenta em homenagem ao Dia Internacional do Autocuidado. A iniciativa, solicitada pela deputada Flávia Morais (PDT-GO) e pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), contou com o apoio da ACESSA – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde. A ação reforça a importância do autocuidado contínuo como uma estratégia essencial para a sustentabilidade dos sistemas de saúde, alinhada ao entendimento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O autocuidado é compreendido como a capacidade de indivíduos, famílias e comunidades tomarem decisões informadas para manter a saúde, prevenir doenças e lidar com pequenos desconfortos do dia a dia, com ou sem o apoio direto de um profissional de saúde. Entre os recursos que contribuem para essa prática estão os medicamentos isentos de prescrição (MIPs), dermocosméticos, vitaminas, suplementos alimentares, autotestes, produtos para a saúde da mulher e itens de saúde oral. Esses elementos são aliados importantes para o bem-estar e a autonomia do cidadão.

A iluminação do Congresso Nacional também está alinhada com os objetivos do Projeto de Lei (PL) 3099/2019, que institui o Dia Nacional do Autocuidado em 24 de julho e foi recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados. A versão final do texto incorporou elementos de outros dois projetos de lei de autoria da deputada Flávia Morais: o PL 948/2024, que propõe a criação da Política Nacional de Autocuidado, e o PL 939/2024, que inclui o incentivo ao autocuidado entre os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposição segue agora para tramitação no Senado Federal.

Para a ACESSA, “trata-se de uma responsabilidade compartilhada entre o poder público, os profissionais de saúde e, sobretudo, a própria população. Reconhecer o cidadão como agente ativo da própria saúde é essencial para promover uma sociedade mais saudável e sustentável”, afirma Cibele Zanotta, Presidente-Executiva da associação.

Fundada em 1994, a ACESSA é uma entidade sem fins lucrativos que promove e defende a importância do autocuidado em saúde e do uso responsável de medicamentos isentos de prescrição. A associação reúne empresas nacionais e multinacionais para garantir que os produtos e soluções de autocuidado sejam reconhecidos como essenciais para a saúde em todos os âmbitos, do bem-estar à economia gerada ao sistema de saúde, mantendo interlocução com órgãos governamentais e entidades do setor.

Essa iniciativa de iluminar o Congresso Nacional reforça a necessidade de conscientização sobre a adoção de hábitos saudáveis, prevenção de doenças e protagonismo individual na gestão da própria saúde. O autocuidado, praticado 24 horas por dia, 7 dias por semana, é uma estratégia fundamental para garantir qualidade de vida e sustentabilidade dos sistemas públicos de saúde no Brasil.

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da ACESSA.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 71 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar