Programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil é premiado globalmente por inclusão e sustentabilidade
Iniciativa reconhecida pelo World Trade Promotion Organizations destaca o empoderamento feminino no comércio exterior
O programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), recebeu um importante reconhecimento internacional. Em 22 de julho de 2025, durante a Reunião Ministerial Global de Pequenas e Médias Empresas, realizada em Joanesburgo, África do Sul, a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, recebeu o troféu do World Trade Promotion Organizations (WTPO Awards) 2024 – Excellence in Export Development Initiatives. A premiação foi concedida pelo International Trade Centre (ITC) na categoria “Melhor iniciativa que garante a inclusão e sustentabilidade de um negócio”.
O evento, promovido em parceria com o Department of Small Business Development (DSBD) da África do Sul, reuniu representantes de organizações de promoção comercial de todo o mundo. Ana Paula Repezza, idealizadora do programa, destacou a importância do prêmio: “Este é um reconhecimento muito importante. O prêmio do ITC para a ApexBrasil, como melhor agência de promoção comercial do mundo, na categoria de iniciativas voltadas para mais inclusão dentro do comércio internacional, é resultado de muito trabalho e motivo de muito orgulho para o Brasil”.
Desde seu lançamento em junho de 2023, o MNI tem como objetivo ampliar a participação feminina no comércio exterior brasileiro. O programa já envolveu mais de quatro mil empresas lideradas por mulheres, promovendo o acesso a mercados internacionais e gerando impactos sociais relevantes. Entre 2023 e 2024, o número de empresas femininas atendidas pela ApexBrasil cresceu 34%, com 138 ações realizadas, sendo 17 específicas para mulheres e 121 com critérios que garantem maior participação feminina. Segundo a especialista líder do programa, Maira Cauchioli, 60,2% dessas empresas são micro e pequenas.
Pamela Coke-Hamilton, diretora geral do ITC, ressaltou a relevância da iniciativa durante a cerimônia: “Ao perceber que apenas 14% das empresas exportadoras no Brasil eram lideradas por mulheres, a ApexBrasil desenvolveu o programa Mulheres e Negócios Internacionais para mudar essa realidade, garantindo que seu alcance também se estendesse às regiões mais vulneráveis do país”. A entrega do troféu durante a primeira Reunião Ministerial Global de Pequenas e Médias Empresas em 2025 foi estratégica, pois reuniu ministros e representantes globais para discutir desafios das PMEs.
O programa conta atualmente com mais de 80 instituições parceiras e segue com a missão de promover a interseccionalidade de gênero, raça, etnias e territórios, segundo Maira Cauchioli. A delegação da ApexBrasil retorna da África do Sul com o reconhecimento mundial e o compromisso de fortalecer ainda mais o alcance do MNI, ampliando oportunidades para mulheres empreendedoras no comércio internacional.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da ApexBrasil.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA