Doce Cilada: Literatura revela dilemas éticos e assédio no ambiente corporativo

Livro lançado na Flip 2025 transforma casos reais de corrupção e assédio em contos que discutem compliance e moralidade

Na edição de 2025 da Feira Literária de Paraty (Flip), um livro inovador chamado *Doce Cilada* estreia trazendo à tona temas delicados e urgentes do universo corporativo: corrupção, assédio e decisões antiéticas. Com seis contos baseados em casos reais, a obra oferece uma abordagem literária para discutir dilemas morais que permeiam o cotidiano das empresas, especialmente no que diz respeito ao compliance comportamental.

Produzido pela S2 Consultoria, especializada em compliance e prevenção de riscos comportamentais, o livro é o terceiro da trilogia do dilema, que inclui os títulos *Doce Ilusão* e *Doce Veneno*. A proposta é ir além do tradicional manual de compliance, utilizando o storytelling para tornar o tema mais acessível e gerar identificação com situações reais enfrentadas por líderes e colaboradores. “O livro é sabidamente uma plataforma eficiente e perene de comunicar as mais diversas mensagens, mas não queríamos produzir apenas um manual de compliance. Nosso objetivo era falar sobre o assunto de uma maneira criativa e prática ao mesmo tempo”, explica Renato Santos, um dos sócios da S2.

Os contos foram escritos por autores como Renato Santos, as irmãs Lena e Rema Aranha, Aldo Menezes, Marcelo Santos e Omar Souza, que adaptaram relatos coletados em anos de consultoria junto a empresas brasileiras. As histórias abordam temas como fraudes, abusos de poder, assédio sexual e discriminação, sempre destacando o conflito moral enfrentado pelos envolvidos. “Reunimos estilos diferentes que se identificaram com as vozes dos depoentes”, comenta Aldo Menezes, editor do livro. Para proteger identidades, nomes e locais foram alterados, mas o foco permanece nas motivações e dilemas éticos.

O lançamento aconteceu na Casa PublishNews, no Centro Histórico de Paraty, com um painel sobre o gênero da “literatura do dilema” e sessão de autógrafos. A literatura do dilema, presente em clássicos como *Crime e Castigo* e *A Escolha de Sofia*, é usada aqui para mostrar como decisões antiéticas são construídas no dia a dia corporativo e o que isso revela sobre o caráter de líderes e colaboradores.

A S2 Consultoria, fundada em 2014, atua na promoção de uma cultura ética e transparente, combinando ciência comportamental e metodologias próprias para lidar com dilemas éticos e riscos comportamentais. Entre seus clientes estão grandes marcas brasileiras, o que reforça a relevância do tema para o mundo corporativo atual.

Este lançamento é uma oportunidade para refletir sobre a banalização de práticas antiéticas e o impacto do comportamento individual e coletivo nas organizações, especialmente para mulheres que atuam em ambientes muitas vezes marcados por desigualdades e abusos de poder. A literatura, ao humanizar esses dilemas, convida à reflexão e à mudança.

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da S2 Consultoria.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 82 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar