Dia do Amigo revela: colaboração aumenta criatividade de 58% dos brasileiros no trabalho

Pesquisa mostra que trocar ideias com colegas é mais eficaz para inovar do que cursos ou metas desafiadoras

No Brasil, o Dia do Amigo, celebrado oficialmente em 20 de julho, é uma data que valoriza as conexões pessoais em diferentes contextos, inclusive no ambiente profissional. Uma pesquisa recente da Conquer Business School, divulgada pela assessoria de imprensa, revela que a colaboração entre colegas é um dos maiores impulsionadores da criatividade no trabalho. Segundo o estudo, 58% dos brasileiros entrevistados apontam a troca de ideias com o time como o principal estímulo para manter a criatividade em alta, superando até mesmo metas desafiadoras e treinamentos corporativos.

A pesquisa ouviu 500 profissionais de todas as regiões do país, com um índice de confiabilidade de 95% e margem de erro de 3,3 pontos percentuais. Além de identificar os fatores que mais impulsionam a criatividade, o levantamento também mapeou os principais bloqueios enfrentados por quem busca inovar no ambiente corporativo. Entre eles, o cansaço mental aparece como o maior inimigo da criatividade, citado por 45% dos respondentes. Outras barreiras comuns são as distrações digitais, como Instagram e WhatsApp (29%), a falta de ferramentas adequadas (23%) e uma cultura organizacional rígida (17%).

O estudo também destaca os benefícios da criatividade para a motivação profissional. Para 59% dos entrevistados, usar a criatividade no trabalho aumenta o engajamento e a motivação; 49% se sentem mais produtivos, e 34% demonstram orgulho pelas atividades realizadas. Esses dados reforçam a importância de ambientes que incentivem a inovação e o pensamento criativo.

Com a crescente adoção de Inteligências Artificiais generativas nas empresas, 42% dos profissionais se sentem estimulados pelas novas ideias e referências que essas tecnologias proporcionam. Além disso, 41% apontam que a automação de tarefas simples liberou mais tempo para focar na criatividade.

Para fomentar ainda mais o potencial criativo, os brasileiros indicam que a autonomia para testar novas ideias é o principal fator, citado por 69% dos entrevistados. A colaboração e troca de ideias com colegas (58%), o acesso a tecnologias adequadas (55%) e mais tempo livre para pensar (48%) também são essenciais para um ambiente criativo.

Juliana Alencar, Diretora de Marketing da Conquer, ressalta: “Investir na criatividade dos colaboradores significa apostar em um diferencial com resultados duradouros para os mais diferentes times e negócios. Equipes criativas tendem a ser mais estratégicas, colaborativas e atentas às evoluções do mercado, características cada vez mais demandadas atualmente. Todos saem ganhando”.

Este estudo reforça que, para um trabalho e uma vida mais criativos, a colaboração e a autonomia são fundamentais. Celebrar o Dia do Amigo no trabalho pode ser uma ótima oportunidade para fortalecer esses laços e estimular a inovação nas equipes.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 94 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar