Cozinhar com as crianças: uma forma divertida de reduzir o tempo de tela nas férias

Psicóloga indica que preparar receitas em família estimula habilidades e emoções positivas, além de diminuir o uso de aparelhos eletrônicos

Com as férias escolares, o tempo que as crianças passam em frente às telas tende a aumentar, chegando a quase quatro horas diárias, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Pensando em alternativas para diminuir esse hábito, a psicóloga Camilla Paiva, do centro clínico Órion Complex em Goiânia, sugere uma estratégia simples e prazerosa: cozinhar em família.

“Cozinhar em família pode ser uma forma de diminuir o tempo de tela das crianças durante as férias. Além de uma oportunidade de desenvolver uma série de habilidades. O simples fato de seguir uma receita faz com que a gente treine planejamento, organização e atenção. Isso também faz com que a gente amplie sensações, e até estimula uma série de emoções positivas por estar vivendo ali momentos satisfatórios e agradáveis com a família”, explica a especialista.

Além de promover o convívio familiar, a cozinha se torna um espaço de aprendizado e diversão, onde as crianças podem participar ativamente do preparo dos alimentos, desenvolvendo coordenação motora, autonomia e criatividade. Pensando nisso, a Marajoara Laticínios, indústria goiana com atuação nacional, selecionou três receitas fáceis para preparar com os pequenos em casa: geladinho cremoso, brigadeiro e bolinho de chuva.

O geladinho cremoso é uma opção refrescante e simples, que mistura leite integral, açúcar, suco em pó, água gelada e uma pitada de sal, batidos no liquidificador e congelados. Já o brigadeiro, tradicional doce brasileiro, envolve leite condensado, margarina e chocolate, com a possibilidade de enrolar as bolinhas junto com as crianças, tornando o momento ainda mais especial. Por fim, o bolinho de chuva traz uma receita clássica que combina ovos, leite integral, açúcar, fermento e farinha, fritos e polvilhados com açúcar e canela.

Essas atividades culinárias não só entretêm como também contribuem para a redução do tempo de tela, promovendo um lazer saudável e acessível financeiramente. Assim, as férias podem ser aproveitadas com mais qualidade, fortalecendo vínculos e estimulando o desenvolvimento infantil de forma leve e saborosa.

Conteúdo elaborado com dados da assessoria de imprensa.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 82 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar