Exposição gratuita celebra 25 anos do bloco Loucura Suburbana e a luta antimanicomial

No Futuros – Arte e Tecnologia, mostra resgata história e arte do bloco que une cultura e saúde mental

O tradicional bloco de carnaval Loucura Suburbana, que há 25 anos levanta a bandeira da luta antimanicomial no Rio de Janeiro, ganha uma exposição gratuita no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo. A mostra “Loucura Suburbana 25 anos” estreia em 19 de julho e fica em cartaz até 14 de setembro, apresentando mais de 250 itens históricos que contam a trajetória do bloco desde sua fundação em 2001.

Com curadoria de Izabela Pucu, a exposição reúne alegorias, adereços, bonecos, vídeos e documentos que resgatam a memória do Loucura Suburbana, primeiro ponto de cultura dedicado à saúde mental na cidade. O bloco nasceu como parte do processo de desconstrução do modelo manicomial, promovendo abordagens humanizadas no tratamento psiquiátrico, inspirado no Instituto Municipal Nise da Silveira. Desde 2009, o projeto também funciona como ponto de cultura no Engenho de Dentro, onde realiza atividades artísticas e formações que culminam no desfile anual do bloco, sempre na quinta-feira antes do carnaval.

“A exposição ‘25 anos Loucura Suburbana’ é construída como um cortejo pela história do bloco, com diferentes núcleos de interesse, que se integram na experiência do público visitante”, explica a curadora Izabela Pucu. A mostra destaca a restauração de estandartes produzidos a partir dos desenhos do artista Francisco Noronha, que viveu com transtorno psíquico e teve sua obra incorporada ao bloco. Além dos estandartes, a exposição apresenta três desenhos inéditos do artista, produzidos entre 2019 e 2022, e bonecos satíricos que fazem críticas sociais, como o “Trumporco”, e homenagens a figuras importantes da reforma psiquiátrica, como a Dra. Nise da Silveira.

Victor D’Almeida, gerente de cultura do Instituto Oi Futuro, reforça a importância do projeto: “O ‘Loucura Suburbana’ é um espaço democrático de encontro e construção coletiva de cidadania, arte, cultura e saúde. Ao abrir as portas do Futuros – Arte e Tecnologia para celebrar as bodas de prata do projeto, queremos apresentar ao público uma valiosa história de luta antimanicomial, mudanças políticas e de inovação cidadã através da folia e da tecnologia do cuidado”.

A exposição integra o projeto ‘Vem, Futuro! 2’, realizado pela Zucca Produções em parceria com o Instituto Oi Futuro, com patrocínio da Serede, Oi, Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro. O Futuros – Arte e Tecnologia é um centro cultural que promove arte, inovação e reflexão sobre temas como diversidade, educação e tecnologia, com entrada franca para o público.

Serviço:
Exposição ‘Loucura Suburbana 25 anos’
Data: 19 de julho a 14 de setembro
Local: Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia, Galeria 2
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Horário: quarta a domingo, das 11h às 20h
Entrada gratuita

Esta é uma oportunidade única para conhecer a história de um bloco que une arte, cultura e saúde mental, celebrando a luta por um tratamento mais humano e inclusivo. A mostra é um convite para refletir sobre o papel da cultura como ferramenta de transformação social e cuidado coletivo.

Conteúdo elaborado com informações da assessoria de imprensa.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 71 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar