Vacina contra tétano: reforço a cada 10 anos é essencial e ainda é esquecido por adultos
Mesmo com aumento na procura, muitos adultos deixam de atualizar a vacinação contra o tétano, colocando a saúde em risco
A vacina contra o tétano é fundamental para a proteção contra uma doença grave, mas ainda é esquecida por muitos adultos. Segundo dados da assessoria de imprensa do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), a dose de reforço da vacina deve ser aplicada a cada 10 anos para garantir a imunização adequada. No entanto, a atualização da carteirinha de vacinação nem sempre é prioridade, o que pode trazer riscos, principalmente em casos de acidentes domésticos ou ferimentos comuns do dia a dia.
O HSPE tem intensificado a conscientização das pessoas que procuram o posto de vacinação para imunização contra gripe e COVID-19, aproveitando o momento para informar sobre a importância da vacina contra o tétano. Essa estratégia resultou em um aumento de 230% na aplicação da vacina dTpa (que protege contra difteria, tétano e coqueluche) entre 2023 e 2024, passando de 285 para 943 doses aplicadas. Parte desse crescimento também se deve à disponibilização da vacina para profissionais da saúde.
A enfermeira Cecilia Bueno, do posto de saúde do HSPE, destaca que “os pacientes dificilmente nos procuram para a vacinação contra o tétano isoladamente, a menos que tenham se acidentado”. Isso reforça a necessidade de campanhas educativas para que a população entenda a importância da prevenção contínua.
O tétano é causado por feridas contaminadas pela bactéria, que pode estar presente em objetos sujos, enferrujados, terra contaminada, cortes ou queimaduras mal higienizados. A doença provoca sintomas graves, como espasmos e rigidez muscular, especialmente no pescoço, além de dificuldades respiratórias, irritabilidade e dores intensas.
Para prevenir o tétano, além da vacinação, é recomendado o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como botas e luvas, ao lidar com ambientes ou objetos potencialmente contaminados. No HSPE, o posto de vacinação oferece a vacina DTPa para profissionais da saúde e gestantes, e a vacina DT (Dupla adulta), que protege contra difteria e tétano, para o público geral.
Para se vacinar no HSPE, é necessário apresentar a carteira de vacinação (se possuir) e CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, na Avenida Ibirapuera, 1215, Indianópolis, São Paulo.
Manter a vacinação em dia é um gesto simples que pode salvar vidas e evitar complicações sérias. Aproveite para checar sua carteirinha e garantir a proteção contra o tétano.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA