Consulta pública da Conitec pode ampliar acesso a tratamento para AME Tipo 3 no SUS

Participe e contribua para a inclusão do Nusinersena no SUS, beneficiando pacientes com Atrofia Muscular Espinhal Tipo 3

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) abriu uma consulta pública (N°63/2025) para avaliar a inclusão do medicamento Nusinersena, conhecido comercialmente como Spinraza®, no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME) 5q Tipo 3. Essa iniciativa visa ampliar o acesso ao tratamento para pacientes que ainda mantêm a capacidade de deambulação, ou seja, a habilidade de andar, independentemente da idade.

A Atrofia Muscular Espinhal é uma doença rara e degenerativa que afeta os neurônios motores, causando fraqueza muscular progressiva, escoliose, problemas respiratórios e fadiga. A condição pode levar à perda da capacidade de andar e impacta pacientes de todas as idades, apesar de ser mais comum na infância. Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência da AME 5q é de 1 a 2 casos por 100 mil pessoas, sendo que 13% desses casos correspondem ao Tipo 3. Estudos indicam que, embora metade dos pacientes com AME Tipo 3 ainda consiga andar, a falta de tratamento adequado pode resultar na perda dessa habilidade ao longo do tempo.

Tatiana Branco, diretora médica da Biogen Brasil, destaca a importância da ampliação do acesso ao Nusinersena: “A incorporação do nusinersena para outros tipos de AME, 1 e 2, já beneficiou milhares de bebês e crianças. Agora, ampliar esse acesso para pacientes com AME Tipo 3 é fundamental para preservar sua qualidade de vida e autonomia. Por isso, a participação da sociedade na consulta pública é essencial para reforçar a urgência dessa inclusão no SUS.”

Além dos benefícios para os pacientes, o acesso ao tratamento adequado pode reduzir custos a longo prazo para o sistema de saúde, uma vez que a progressão da doença está associada a maiores necessidades de cuidados médicos e impacto negativo na empregabilidade e autonomia dos pacientes. Rogério Frabetti, CEO da Biogen Brasil, reforça que “a ampliação do acesso ao tratamento para AME Tipo 3 é uma decisão estratégica para o sistema de saúde, pois reduz custos a longo prazo e fortalece a inclusão social e econômica dos pacientes.”

A participação na consulta pública é aberta a pacientes, familiares, profissionais de saúde e toda a sociedade. Para contribuir, basta acessar o site da Conitec e registrar seu depoimento, reforçando a importância do acesso ao Nusinersena para pacientes com AME Tipo 3.

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da Biogen Brasil.

Para participar da consulta pública, acesse: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-63-2025-nusinersena

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 69 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar