Como proteger seu coração durante o frio: cuidados essenciais para o inverno
Entenda por que o frio aumenta os riscos cardiovasculares e saiba como se prevenir nesta estação
Com a chegada do inverno, é fundamental redobrar os cuidados com a saúde do coração. Dados da assessoria de imprensa destacam que o frio é responsável por um aumento de 20% nos casos de doenças cardiovasculares durante essa época do ano. O cardiologista Cláudio Catharina, do Hospital Icaraí, alerta para o impacto do frio no organismo e os riscos que ele pode trazer para o sistema cardiovascular.
Segundo o especialista, estudos observacionais indicam até 25% mais chances de infarto e AVC no período de temperaturas baixas. “O frio faz mais vasoconstrição e, com isso, mais hipertensão, aumenta a viscosidade do sangue e agregação de plaquetas como resultado, mais trombose”, explica o médico. Além disso, o inverno costuma deixar as pessoas mais sedentárias e depressivas, fatores que também contribuem para o aumento dos riscos cardíacos.
Outro ponto importante é o aumento das viroses respiratórias, especialmente a gripe, que representa um grande fator de risco para infarto, principalmente em indivíduos acima de 60 anos. O cardiologista chama atenção ainda para o uso de remédios para gripe que contenham substâncias vasoconstritoras, pois podem acelerar o coração, reduzir o calibre dos vasos e levar a taquicardia, hipertensão e até isquemia miocárdica.
Para se proteger, o especialista recomenda a vacinação contra a gripe, manter a prática de atividades físicas, cuidar da alimentação e buscar a exposição moderada ao sol, evitando o frio intenso. “Pessoas com comorbidades apresentam maior risco e precisam de atenção redobrada”, finaliza.
Portanto, neste inverno, fique atenta aos sinais do seu corpo e adote hábitos que promovam a saúde cardiovascular. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer toda a diferença para manter o coração saudável mesmo nos dias mais frios.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA