Como garantir os macronutrientes essenciais no dia a dia com suplementação prática
Descubra a importância dos carboidratos, proteínas e gorduras e como a suplementação pode ajudar na sua alimentação diária
Carboidratos, proteínas e lipídios são macronutrientes essenciais para o funcionamento adequado do organismo humano. Eles são a base da alimentação e desempenham papéis fundamentais, como fornecer energia, formar estruturas corporais e auxiliar em processos metabólicos. Quando a alimentação diária não supre a quantidade ideal desses nutrientes, a suplementação pode ser uma alternativa prática e eficiente, como destaca a nutricionista Débora Zoche Milanese, em dados fornecidos pela assessoria de imprensa.
Os carboidratos são a principal fonte de energia imediata, especialmente importantes para o cérebro e para a prática de atividades físicas. As proteínas são indispensáveis para a construção e manutenção dos tecidos do corpo, além de participarem da produção de enzimas e hormônios. Já os lipídios, ou gorduras, fornecem energia de reserva, ajudam na absorção de vitaminas e protegem os órgãos internos. Por isso, o equilíbrio entre esses macronutrientes é fundamental para a saúde em todas as fases da vida.
A quantidade ideal de cada macronutriente varia conforme a idade, objetivos pessoais e condições individuais. “Toda dieta necessita de macronutrientes, eles são essenciais para o desenvolvimento das funções do dia a dia, mas cada corpo precisa de uma quantidade diferente dependendo do objetivo”, explica Débora. Seja para emagrecimento, ganho de massa muscular ou manutenção da saúde, o consumo adequado desses nutrientes é indispensável.
A proteína merece destaque por seus múltiplos benefícios: fortalece o sistema imunológico, auxilia na recuperação e crescimento muscular, regula hormônios e aumenta a sensação de saciedade. As fontes proteicas podem ser de origem animal, como carnes, ovos e laticínios, ou vegetal, como leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico). Além da alimentação tradicional, a suplementação proteica facilita o alcance da quantidade necessária no dia a dia.
Um exemplo é a Tépi, uma mistura proteica que combina ovos desidratados, whey protein, proteína de arroz, fécula de mandioca e polidextrose, sem conservantes químicos. “A composição da Tépi é ótima, com uma lista curta de ingredientes naturais, todos que a gente conhece, então, numa pequena dose em pó, conseguimos produzir uma refeição prática, versátil, nutritiva e proteica, o que vai gerar muita saciedade ao longo do dia. É um produto sem glúten e sem lactose, o que é ótimo também”, ressalta a nutricionista.
Assim, a suplementação pode ser uma aliada para quem busca uma alimentação equilibrada, prática e nutritiva, garantindo o aporte necessário de macronutrientes para o corpo funcionar plenamente. Com produtos que unem nutrição e sabor, é possível manter a saúde e o bem-estar mesmo com a rotina agitada.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA