Fundação José Luiz Setúbal investe R$ 1 bilhão para revolucionar a saúde infantil no Brasil até 2040
Plano de longo prazo une assistência, pesquisa, formação e advocacy para garantir uma infância mais saudável
A Fundação José Luiz Setúbal anunciou um investimento de R$ 1 bilhão em filantropia estruturada com o objetivo de transformar a saúde infantil no Brasil até 2040. Esse plano de longo prazo, divulgado em julho de 2025, visa impactar de forma sistêmica a assistência pediátrica, a pesquisa científica, a formação de profissionais, a mobilização política e o apoio a projetos sociais com foco territorial. As informações são da assessoria de imprensa da Fundação.
Segundo o presidente da Fundação, o pediatra José Luiz Setúbal, “uma infância mais saudável só é possível com uma abordagem holística, que combine medicina e compreensão dos contextos em que vivem nossas crianças”. A iniciativa não se trata de uma ação pontual, mas de uma agenda planejada para 15 anos, com governança e visão estratégica para mudar o cenário da saúde infantil no país.
A Fundação José Luiz Setúbal, que completou 15 anos em 2025, integra o Sabará Hospital Infantil, o Instituto Pensi e o Infinis – Instituto Futuro é Infância Saudável. O modelo adotado aposta na combinação entre excelência assistencial, pesquisa de ponta, ensino, advocacy com base científica e filantropia estratégica. Inspirado em modelos internacionais, o projeto busca fortalecer a colaboração entre os setores privado, público e a sociedade civil.
Um dos destaques do plano é a expansão do Sabará Hospital Infantil, que está em construção e deve ser entregue até 2027 com 300 leitos e um centro ambulatorial de alta complexidade. Além disso, o Instituto Pensi, que atualmente realiza quase 10 mil consultas gratuitas por ano para pacientes do SUS, pretende dobrar essa capacidade e ampliar a formação de profissionais da saúde, gestores públicos e lideranças do terceiro setor. A Fundação também avalia a criação de uma faculdade multidisciplinar em saúde infantil.
O projeto se apoia em quatro pilares principais: assistência de excelência, pesquisa e ensino de ponta, advocacy fundamentado em dados científicos e filantropia estratégica com foco em impacto mensurável e inovação social. A meta é não apenas ampliar o alcance da Fundação, mas promover uma mudança estrutural na forma como o Brasil cuida de suas crianças e adolescentes, tratando a infância como uma política de Estado e não como caridade.
José Luiz Setúbal reforça que a iniciativa é um convite para o setor social e a saúde pública adotarem um novo modelo integrado, que pensa a infância com seriedade, método e visão de futuro. A Fundação José Luiz Setúbal se consolida assim como o maior sistema de saúde infantil do país, atuando para garantir uma infância mais saudável e protegida.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA