Mutirão de especialistas realiza mais de 10 mil atendimentos em hospitais universitários neste sábado
Ação nacional busca reduzir filas e agilizar consultas, exames e cirurgias em 24 estados brasileiros
O:
Neste sábado, 5 de julho, mais de 10,3 mil atendimentos de saúde serão realizados em todo o Brasil durante o Mutirão Agora Tem Especialistas. A iniciativa, promovida pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), envolve 45 Hospitais Universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em 24 unidades da Federação. O objetivo é ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias, reduzindo o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com dados da assessoria de imprensa, o mutirão prevê a realização de 1.088 cirurgias, 7.902 exames ou procedimentos e 1.342 consultas, abrangendo especialidades como Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da Mulher. Os hospitais universitários, que contam com 87 mil profissionais de saúde, mais de 55 mil alunos da graduação e mais de dez mil médicos residentes, são referência em média e alta complexidade e desempenham papel fundamental na formação de profissionais e no atendimento à população.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da ação: “Todos os hospitais universitários vão se dedicar para fazer cirurgias no povo brasileiro”. O ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou: “Vamos utilizar essa rede de Hospitais Universitários públicos, que é a maior do hemisfério sul global, para reduzir tempo de espera e garantir um atendimento mais rápido para a população”.
Para participar do mutirão, é necessário já estar em atendimento nos Hospitais Universitários e atender aos critérios de prioridade ou ser encaminhado pela central de regulação municipal ou estadual. Em 2024, já foram realizados 166 mutirões na Rede Ebserh, promovendo não apenas o acesso a procedimentos, mas também a aprendizagem prática dos estudantes de medicina, sempre supervisionados por professores e profissionais experientes.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que esta edição será a mais diversa já realizada nacionalmente na história do SUS. Além disso, o programa Agora Tem Especialistas abriu credenciamento para hospitais, clínicas e empresas de saúde, ampliando a oferta de serviços especializados em finais de semana, feriados e turnos estendidos.
Segundo Camilo Santana, a meta é aumentar em 40% o número de atendimentos até o final do ano, promovendo um atendimento mais humanizado, digno e eficiente. O Mutirão Agora Tem Especialistas reforça o compromisso dos Hospitais Universitários com a saúde pública e o bem-estar da população brasileira.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA