Movimento “Elas São Tech” impulsiona inclusão e protagonismo feminino na tecnologia no Paraná
Iniciativa da Assespro-PR convida homens e empresas a apoiarem a equidade de gênero no setor de TIC
O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é reconhecido pela inovação e rapidez, mas ainda enfrenta desafios na equidade de gênero. Dados do Relatório de Diversidade de Gênero no Setor de TIC, divulgado pela Brasscom, mostram que entre 2020 e 2023 a participação feminina cresceu 7,7% ao ano, superando o aumento de 1,5% entre os homens. Mesmo assim, as mulheres ocupam apenas 39% das vagas, contra 61% dos homens, evidenciando a necessidade de ações que promovam maior inclusão.
Nesse cenário, o movimento “Elas São Tech”, criado em novembro de 2024 pela Assespro-PR, ganha força no Paraná. Inicialmente um encontro chamado Coffee Time, o projeto evoluiu para uma rede de apoio, negócios e visibilidade para mulheres no setor de TIC, tradicionalmente dominado por homens. O movimento convida profissionais e empresas a se tornarem embaixadores da causa, incluindo homens e organizações comprometidos com a valorização do protagonismo feminino.
Raquel Uchôa Moreira, diretora de Mulheres na TI da Assespro-PR e idealizadora do movimento, explica que o papel do embaixador vai além do simbólico: “O embaixador ou embaixadora se conecta com a causa, fomenta o tema, gera conteúdos, participa ativamente dos eventos e, acima de tudo, abraça o grupo de forma genuína.” Além do apoio financeiro e da associação da marca, os embaixadores recebem selo digital, certificado e acesso exclusivo a eventos, integrando um ecossistema de lideranças e oportunidades.
Em 2025, o “Elas São Tech” amplia seu alcance e adota um caráter transversal, promovendo o protagonismo compartilhado entre mulheres e homens engajados na transformação cultural do setor. “Estamos muito mais com um aspecto do tipo ‘Elas para Todos’, por envolver um grupo maior de entusiastas e apoiadores da causa. Isso é muito positivo”, celebra Raquel.
Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-PR, reforça a importância da iniciativa: “As mulheres estão à frente do tempo, são organizadas, líderes, entusiastas, capazes de enormes conquistas. Somos parceiros, agora e sempre, de toda a jornada pelo lugar da mulher — que, na verdade, é onde ela quiser, da forma que quiser, com qualidade e muita competência.” Raquel complementa: “Não basta falar sobre diversidade; é preciso transformar a diversidade em valor concreto para o setor.”
O movimento já abordou temas relevantes em 2025, como a aplicação da NR 01 nas empresas de tecnologia e os desafios tecnológicos para indústrias de pequeno e médio porte. Para participar como embaixador, basta responder a um questionário disponibilizado pela organização, que fará contato para dar sequência ao processo.
O “Elas São Tech” representa uma mobilização comunitária para acelerar a inclusão, conectar lideranças e inspirar novas gerações a ocuparem espaços com mais diversidade e impacto no setor de tecnologia. Para mais informações, é possível entrar em contato com a assessoria de imprensa da iniciativa.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA