José de Souza Martins é eleito Personalidade Acadêmica do Prêmio Jabuti 2025
Cientista social renomado recebe homenagem pelo impacto de sua obra na sociologia contemporânea
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou José de Souza Martins como a Personalidade Acadêmica da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, que acontecerá em agosto de 2025, em São Paulo. Reconhecido nacional e internacionalmente, o sociólogo é homenageado pelo conjunto de sua obra e pela contribuição significativa à compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos.
Nascido em São Caetano do Sul (SP), José de Souza Martins é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu mestrado, doutorado e livre-docência. Professor titular aposentado da USP, recebeu o título de Professor Emérito em 2008. Sua trajetória inclui passagens como professor visitante na Universidade da Flórida (EUA) e na Universidade de Lisboa. Em Cambridge, Reino Unido, foi o terceiro brasileiro a ocupar a Cátedra Simón Bolívar da Universidade de Cambridge, sucedendo nomes como Celso Furtado e Fernando Henrique Cardoso, além de ter sido eleito fellow do Trinity Hall.
Martins também recebeu títulos honoris causa pelas Universidades Federais de Viçosa (MG), Paraíba e pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). “Nos orgulha anunciar José de Souza Martins como a Personalidade Acadêmica no Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. Sem dúvida, ele é um dos grandes nomes da sociologia contemporânea, com reconhecimento nacional e internacional, e cuja obra tem contribuído profundamente para a compressão dos fenômenos sociais do nosso tempo”, afirma Sevani Mattos, presidente da CBL.
Além da carreira acadêmica, Martins atuou por 12 anos como representante das Américas na Junta de Curadores do Fundo Voluntário da ONU contra as Formas Contemporâneas de Escravidão, em Genebra. Em 2002, coordenou uma comissão especial da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça que elaborou o Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil e Escravo. Desde 2015, ocupa a Cadeira 22 da Academia Paulista de Letras, sucedendo Ruth Guimarães.
Autor de 41 livros e de capítulos em 73 obras publicadas na Europa e nas Américas, seus lançamentos mais recentes incluem títulos como No Limiar da Noite (2021), Sociologia do Desconhecimento (2021) e Capitalismo e Escravidão na Sociedade Pós-escravista (2024). “O Prêmio Jabuti Acadêmico valoriza contribuições significativas para o conhecimento e para a sociedade. E agraciar José de Souza Martins é um reconhecimento justo para quem tanto se dedicou e contribuiu para estudar a sociedade contemporânea brasileira”, destaca Marcelo Knobel, curador do prêmio.
Martins já recebeu três Prêmios Jabuti na categoria Ciências Humanas, pelos livros Subúrbio (1993), A Chegada do Estranho (1994) e A Aparição do Demônio na Fábrica (2009). Também foi agraciado com o Prêmio Érico Vannucci Mendes do CNPq (1993), o Prêmio Florestan Fernandes da Sociedade Brasileira de Sociologia (2007) e o título de Pesquisador Emérito do CNPq em 2019. Desde 2017, é colunista do jornal Valor Econômico, no caderno Eu & Cultura, e já colaborou com os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo.
A CBL ainda divulgou as próximas etapas do Prêmio Jabuti Acadêmico: no dia 14 de julho, às 18h30, serão anunciados os 10 semifinalistas de cada categoria durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Recife. No dia 20 de julho, às 12h, serão revelados os 5 finalistas, com divulgação simultânea no site oficial do prêmio. A cerimônia de premiação, exclusiva para convidados, ocorrerá no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Este reconhecimento reforça a importância de valorizar o conhecimento acadêmico e a contribuição de estudiosos que impactam a sociedade brasileira e o entendimento das transformações sociais atuais.
(Conteúdo elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da Câmara Brasileira do Livro)

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA