Pesquisa revela desafios e estresse enfrentados por universitários brasileiros em múltiplas dimensões

Estudo da UFSCar investiga saúde mental, desempenho acadêmico e abuso digital entre estudantes de graduação

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está em andamento para compreender as vivências e situações estressantes enfrentadas por estudantes universitários de todo o Brasil. O estudo, conduzido pelas mestrandas Gabriela Souza e Jhenifer Sanches do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi), busca investigar como fatores emocionais, sociais e acadêmicos influenciam a saúde mental, o desempenho acadêmico e os relacionamentos íntimos desses jovens adultos.

Segundo as pesquisadoras, “considerando o aumento de demandas emocionais e sociais enfrentadas pelos universitários, especialmente em contextos de transição e adaptação à vida adulta, torna-se fundamental compreender os diferentes fatores de risco e proteção que influenciam o bem-estar e o rendimento desses estudantes”. O estudo aborda temas essenciais para entender a complexidade da vida universitária, incluindo a forma como os estudantes lidam com situações estressantes tanto no ambiente acadêmico quanto pessoal.

Além disso, o estudo analisa possíveis efeitos de experiências adversas vividas na infância e adolescência que podem impactar a saúde mental e as relações interpessoais. Um aspecto inovador da pesquisa é o foco no abuso digital em relacionamentos íntimos, uma temática ainda pouco explorada no Brasil. As mestrandas explicam que a investigação “busca compreender como essas experiências de violência online se relacionam com indicadores de saúde mental, estratégias de enfrentamento e desempenho acadêmico, ampliando o conhecimento sobre os impactos psicossociais da violência digital entre jovens adultos”.

A participação é aberta a estudantes de graduação de instituições públicas e privadas de todo o País. O questionário é online, voluntário e anônimo, com tempo estimado de resposta entre 25 e 30 minutos. O formulário está disponível em https://bit.ly/4k5UCr4. O objetivo é integrar diferentes dimensões da vida universitária para fornecer subsídios que auxiliem no desenvolvimento de estratégias de prevenção, acolhimento e promoção da saúde mental dentro das instituições de ensino superior.

O projeto conta com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), além da orientação da professora Sabrina Mazo D’Affonseca, do Departamento de Psicologia da UFSCar. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 81217124.1.0000.5504).

Para mais informações, os interessados podem acompanhar o perfil do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) no Instagram (@laprevufscar) ou entrar em contato pelo e-mail projetoufscar2025@gmail.com.

Este estudo é uma importante iniciativa para entender os desafios enfrentados pelos universitários brasileiros, especialmente em um momento em que a saúde mental e o ambiente digital ganham destaque nas discussões sobre o bem-estar dos jovens. A participação dos estudantes é fundamental para ampliar o conhecimento e contribuir para melhorias nas políticas e práticas institucionais.

Dados fornecidos pela assessoria de imprensa da UFSCar.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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