Câncer de mama em alta reforça urgência de acolhimento e tratamento humanizado às pacientes

Maiores nomes da mastologia nacional e internacional se reúnem no Rio de Janeiro para discutir avanços em diagnóstico tratamentos personalizados e desafios contemporâneos da prática clínica

Com mais de 74 mil novos casos estimados por ano no Brasil, o câncer de mama segue como o tipo mais incidente entre as mulheres no país e também uma das principais causas de morte por neoplasia feminina, segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O cenário reforça a importância do debate técnico-científico permanente sobre diagnóstico precoce, tratamentos inovadores, estratégias de rastreamento e acolhimento humanizado às pacientes. Essa será a tônica do 27º Congresso Brasileiro de Mastologia e o XIV Simpósio Internacional de Mastologia – SIM RIO 2025, realizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Rio (SBM-RJ), no Rio.

Com uma programação robusta, o encontro discutirá questões atuais como a integração da inteligência artificial na radiologia mamária, o uso da tomossíntese no rastreamento populacional, cuidados paliativos, estratégias de preservação da fertilidade, condutas em câncer de mama na gestação e puerpério, além dos desafios impostos por cenários clínicos complexos e as implicações das novas terapias sistêmicas. O evento ainda contará com oito cursos pré-congresso presenciais, voltados à prática médica, com conteúdo aplicado e de alta relevância para profissionais de diferentes áreas envolvidas no cuidado da paciente com doenças mamárias. “Todo esse debate também visa entender como podemos sugerir e buscar políticas públicas mais eficazes para o atendimento à paciente”, afirma a Dra. Maria Julia Calas, presidente da SBM Rio e também do Congresso.

Segundo ela, nessa direção está um fórum com foco no protagonismo das pacientes, reunindo ONGs e representantes de movimentos sociais que atuam no enfrentamento do câncer de mama em diversas regiões do país. “Daremos voz a elas”, diz. Segundo a médica, o evento representa um momento estratégico para o fortalecimento da mastologia brasileira. “É uma oportunidade ímpar de promover a troca de experiências entre profissionais de diversas regiões e realidades, além de colocar em pauta os principais desafios enfrentados hoje na assistência à mulher com doenças mamárias. A atualização científica, aliada à escuta ativa das pacientes, é essencial para uma prática médica mais resolutiva e humana”, alerta.

Ela ressalta que a Sociedade Brasileira de Mastologia tem o compromisso com a ciência, a atualização profissional e a construção de políticas públicas mais eficazes no enfrentamento da doença. “Por isso reúne neste congresso múltiplas perspectivas e saberes para contribuir com a melhoria contínua da mastologia brasileira”, diz.

O evento será realizado do dia 25 a 28 de junho, no Windsor Hotel, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Entre os palestrantes confirmados estão nomes internacionais, como Benigno Acea Nebril (Espanha), Sabrina Fontana (Itália), Stamatia Destounis (EUA) e Shelley Hwang (EUA), além de centenas de especialistas brasileiros que atuam na ponta da assistência, da pesquisa e da formação em mastologia.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar