2º Simpósio de Cardiologia Perinatal do Santa Joana discute neonatologia e IA em 21 de junho
Evento online reúne especialistas nacionais e internacionais para debater avanços em cardiopatias congênitas e o futuro da neonatologia
O Hospital e Maternidade Santa Joana promove, no dia 21 de junho de 2025, o 2º Simpósio de Cardiologia Perinatal, evento 100% online que reunirá neonatologistas, cardiointensivistas pediátricos e residentes para discutir os avanços no diagnóstico e tratamento das cardiopatias congênitas no período neonatal. A iniciativa visa aprimorar a assistência a recém-nascidos com essas condições, que são as malformações congênitas mais comuns e uma das principais causas de mortalidade na primeira infância.
Segundo dados do Ministério da Saúde, as cardiopatias congênitas afetam cerca de 1 a cada 100 recém-nascidos vivos no Brasil, totalizando aproximadamente 29 mil novos casos anuais. Metade desses bebês necessita de tratamento ainda no primeiro ano de vida, o que reforça a importância de diagnósticos precoces e cuidados especializados.
A neonatologista Dra. Filomena Bernardes de Mello, responsável pela UTI Neonatal Cardiológica do Santa Joana e uma das coordenadoras do Simpósio, destaca a expertise da instituição: “Aproximadamente 90% dos casos de bebês cardiopatas são diagnosticados ainda durante a gestação, o que reforça a importância de exames específicos, como o ecocardiograma fetal, além de uma equipe com profissionais altamente especializados. Somos uma das poucas maternidades no Brasil com protocolos específicos para UTI Neonatal Cardiológica. Nosso Centro de Cardiopatia Fetal já realizou mais de 550 procedimentos em recém-nascidos.”
O evento contará com a participação de renomados especialistas internacionais, como o Prof. Dr. Josef Neu, líder do estudo global Connection Trial, focado na redução de morbidades em prematuros. O professor abordará temas como o uso da inteligência artificial e a neonatologia do futuro, além dos cuidados nutricionais em pacientes com doenças cardíacas. Outro destaque é o Dr. Ricardo Muñoz, chefe da UTI Cardíaca Pediátrica do Children’s National Hospital, de Washington (EUA), que falará sobre neuroproteção em cirurgia cardíaca neonatal — um tema crucial para a proteção do sistema nervoso central dos bebês com cardiopatias.
Entre os especialistas nacionais confirmados estão o Prof. Dr. José Cicero Stocco Guilhen, cirurgião cardiovascular pediátrico e chefe do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Santa Joana; a Dra. Marina Zamith, coordenadora da Ecocardiografia Fetal e Neonatal; e a Dra. Monica Shimoda, coordenadora do Serviço de Cardiologia Pediátrica.
O Hospital e Maternidade Santa Joana é referência nacional em cuidados com malformações cardíacas, oferecendo atendimento integral que vai da medicina fetal à cirurgia neonatal e cuidados com prematuros. Foi pioneiro no Brasil no fechamento do canal arterial persistente em prematuros por cateterismo com prótese vascular. Além disso, possui certificação internacional da Joint Commission International (JCI), que atesta a excelência em segurança e qualidade no atendimento.
As inscrições para o Simpósio estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento. O encontro será realizado das 7h30 às 18h, com programação focada em atualização científica e troca de experiências para profissionais da área.
Este evento é uma oportunidade única para quem atua na neonatologia e cardiologia pediátrica se atualizar sobre as tecnologias e protocolos mais avançados, incluindo o impacto da inteligência artificial no futuro do cuidado neonatal.
Para mais informações e inscrições, acesse:
https://ensino.gruposantajoana.com.br/evento/ii-simposio-internacional-de-cardiologia-perinatal-do-hospital-e-maternidade-santa-joana/
Não perca a chance de participar deste importante debate que pode transformar a assistência aos recém-nascidos com cardiopatias congênitas no Brasil. Compartilhe esta notícia e ajude a ampliar o conhecimento sobre o tema!

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA