Score PJ acima de 701 é considerado bom por maioria das PMEs, revela pesquisa Serasa Experian
Entenda como as pequenas e médias empresas avaliam sua reputação financeira e a importância do Score PJ para crédito e negócios
Uma pesquisa inédita da Serasa Experian, divulgada em 4 de junho de 2025, revela que a maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras considera um Score PJ acima de 701 como uma boa pontuação para a reputação financeira do seu negócio. O estudo, realizado com 625 empresas de diversos segmentos e regiões do país, mostra que 64% das PMEs avaliam como ideal uma pontuação a partir dessa faixa, sendo que 37% apontam o intervalo entre 701 e 900 e 27% consideram notas acima de 901 como excelentes.
O Score PJ, que varia de 0 a 1000, indica a probabilidade de uma empresa honrar seus compromissos financeiros. Apesar da expectativa alta das PMEs, dados da própria Serasa Experian mostram que aproximadamente 76% dessas empresas possuem Score até 400, evidenciando um cenário desafiador para muitas delas. Cleber Genero, Vice-Presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, destaca que “uma pontuação acima de 500 no Score PJ já amplia as chances de a empresa obter um crédito de qualidade, com uma reputação mais robusta perante as instituições financeiras”.
Além disso, a pesquisa aponta que 75% das PMEs utilizam o Score PJ para avaliar novos clientes, decidir sobre vendas a prazo e evitar inadimplência. Para essas empresas, a faixa entre 701 e 900 é vista como a mais atrativa para clientes, com 38% dos respondentes preferindo essa pontuação. “O Score PJ é também uma ferramenta de gestão de riscos e esses percentuais comprovam que o mercado valoriza mais o cliente que tem o score mais alto, pois as chances de sofrer um calote são menores com esse tipo de perfil”, explica Genero.
Para apoiar as PMEs no entendimento das faixas de pontuação e na melhoria do Score PJ, a Serasa Experian oferece uma funcionalidade gratuita e exclusiva em seu site, que explica detalhadamente cada faixa, os fatores que influenciam a pontuação e orientações para manter ou elevar o score. A consulta pode ser feita em www.empresas.serasaexperian.com.br/serasa-score.
Com essa iniciativa, a Serasa Experian busca aumentar a conscientização das empresas sobre a importância de monitorar seu Score PJ, já que, enquanto 84% dos consumidores pessoa física acompanham sua pontuação, apenas cerca de 20% das empresas fazem o mesmo. Entender o Score PJ é fundamental para garantir melhores condições de crédito, fortalecer a reputação financeira e manter a saúde do fluxo de caixa, especialmente para quem atua no mercado B2B.
Essa pesquisa reforça a relevância do Score PJ como indicador-chave para decisões financeiras e comerciais das PMEs, mostrando que investir no conhecimento e na gestão desse indicador pode ser um diferencial competitivo importante para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA