Paraná avança com novos contratos de concessão para modernização de rodovias nos Lotes 3 e 6
Investimentos de R$ 36 bilhões prometem transformar mais de 1.200 km de estradas, gerando empregos e segurança para 51 municípios paranaenses
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Governo Federal oficializaram, no final de abril, os contratos de concessão dos Lotes 3 e 6 das rodovias do Paraná, marcando o início de uma nova etapa para a infraestrutura rodoviária do estado. Com investimentos previstos de R$ 36 bilhões, as concessionárias CCR S.A. (Lote 3) e Consórcio Infraestrutura PR/EPR (Lote 6) já começaram a operar nas estradas, realizando serviços essenciais para a melhoria da malha viária que abrange mais de 1.200 quilômetros e beneficia 51 municípios.
Este programa, conhecido como “Rodovias Integradas do Paraná”, é considerado o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina e tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região. O Governo Federal projeta a geração de mais de 330 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda, além de uma redução de 40% no número de acidentes nas rodovias contempladas.
Os contratos têm duração de 30 anos e fazem parte de um programa maior que, ao todo, engloba seis lotes e 3,3 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais concedidas à iniciativa privada. Ao longo desse período, os investimentos totais em obras, duplicações, acessos e melhorias devem ultrapassar R$ 60 bilhões.
O Lote 3, administrado pela CCR S.A., compreende a Malha Norte do Paraná, conectando 22 cidades ao eixo rodoviário da BR-277 e ao Porto de Paranaguá, um dos principais exportadores de soja do país. São 569 quilômetros de rodovias com investimentos de R$ 9,8 bilhões em obras e R$ 6 bilhões em serviços operacionais. O trecho contará com sete praças de pedágio, cinco delas já existentes.
Já o Lote 6, o maior projeto rodoviário do estado, abrange 662 quilômetros nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Com investimentos de R$ 20 bilhões, o consórcio responsável ofereceu desconto tarifário e prevê a duplicação de 70% das estradas do trecho, além da construção de vias marginais, viadutos, passarelas, pontos de parada e descanso, e passagens para fauna. São nove praças de pedágio previstas, e o projeto visa fortalecer o agronegócio, o transporte de cargas e as conexões internacionais com Paraguai e Argentina.
As concessionárias já iniciaram a operação dos serviços, que incluem atendimento ao usuário, socorro médico e mecânico, além de intervenções na infraestrutura, como recuperação do pavimento, sinalização e drenagem. No entanto, a cobrança do pedágio só será autorizada após a conclusão das obras básicas e a aprovação da ANTT, conforme destaca o advogado Thiago Priess Valiati, especialista em direito administrativo. A previsão é que as tarifas comecem a ser cobradas no segundo semestre de 2025.
Este avanço representa um marco para o Paraná, que caminha para uma infraestrutura rodoviária mais segura, moderna e eficiente, beneficiando diretamente a população e a economia local. Os próximos lotes, 4 e 5, estão previstos para leilão ainda este ano, completando o novo modelo de concessão iniciado em 2023.
Conteúdo elaborado com base em informações da assessoria de imprensa.