Mercado automotivo em abril: desvalorização de usados cresce enquanto 0KM mantém valorização, aponta Webmotors
Após três meses de queda, desvalorização dos carros usados volta a subir em abril, enquanto veículos zero quilômetro seguem valorizados, mas em ritmo mais lento, revela o Índice Webmotors.
O mercado automotivo brasileiro apresentou sinais de equilíbrio em abril de 2025, conforme aponta o Índice Webmotors, que monitora mensalmente as variações nos preços dos veículos anunciados na plataforma. Após três meses consecutivos de redução na desvalorização, o segmento de carros usados voltou a registrar aumento na depreciação, enquanto os veículos zero quilômetro (0KM) mantiveram a valorização, porém em menor intensidade.
De acordo com o levantamento, a desvalorização geral do mercado automotivo — considerando tanto carros novos quanto usados — foi de -0,166% em abril, um aumento de 0,091 ponto percentual em relação a março (-0,075%). Essa mudança foi puxada principalmente pelo mercado de usados, que apresentou índice de -0,194%, representando um crescimento na desvalorização de 0,101 ponto percentual frente ao mês anterior (-0,093%). Comparado a abril de 2024 (-0,125%), a depreciação dos usados ficou 0,069 ponto percentual maior.
Já os veículos 0KM continuaram valorizados, mas com um ritmo de alta mais moderado. O índice para essa categoria em abril foi de +0,112%, uma queda de 0,074 ponto percentual em relação a março (+0,186%). Na comparação anual, porém, a valorização dos novos está 0,229 ponto percentual superior ao registrado em abril do ano passado (-0,117%).
Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, explica que o início do ano costuma ser marcado por uma demanda mais aquecida, já que muitas pessoas começam a planejar a compra ou troca de veículos. “Agora, estamos observando um arrefecimento dessa demanda, com o usado retornando ao seu comportamento usual de desvalorização mensal e o 0KM reduzindo sua valorização”, comenta.
No segmento de veículos elétricos, a desvalorização voltou a crescer em abril após uma redução em março. Os modelos usados apresentaram índice de -0,699%, um aumento de 0,140 ponto percentual na depreciação em relação a março (-0,559%). Os elétricos 0KM também tiveram desvalorização, com índice de -0,205%, 0,105 ponto percentual superior ao mês anterior (-0,100%). Já os híbridos usados registraram desvalorização de -0,692%, crescendo 0,247 ponto percentual em relação a março (-0,445%), enquanto os híbridos 0KM tiveram leve valorização de -0,036%, 0,043 ponto percentual melhor que o mês anterior (-0,073%).
A Webmotors, pioneira no marketplace automotivo online no Brasil desde 1995, segue acompanhando de perto essas tendências para oferecer dados precisos e atualizados sobre o mercado de veículos no país. Com parcerias estratégicas, como a do Grupo Santander Brasil e da empresa australiana carsales.com Ltd., a plataforma mantém sua posição de referência para quem compra, vende ou pesquisa carros no Brasil.
Fique atenta às oscilações do mercado para fazer a melhor escolha na hora de comprar ou vender seu veículo, considerando que a valorização e desvalorização podem variar conforme o tipo de carro e o momento do ano.
—
Fontes: Índice Webmotors, Webmotors (www.webmotors.com.br)