Brasil será homenageado no Marché du Film de Cannes 2025 com diretor curitibano na delegação
Antonio Gonçalves Jr., da Grafo Audiovisual, integra grupo de 10 produtores selecionados para representar o cinema nacional no maior mercado audiovisual do mundo
O:
O Brasil terá um lugar de destaque no Marché du Film, o maior mercado internacional da indústria cinematográfica, durante a 78ª edição do Festival de Cannes em 2025. O país foi escolhido como homenageado do evento, que ocorrerá entre 13 e 21 de maio, em reconhecimento à vitalidade do audiovisual brasileiro, sua diversidade criativa e seu potencial para cooperações internacionais.
Entre os 10 produtores selecionados pelo Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores para representar o Brasil está Antonio Gonçalves Jr., diretor da produtora curitibana Grafo Audiovisual e idealizador do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Com uma trajetória dedicada ao cinema independente e a projetos que democratizam o acesso à sétima arte, como o Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá, Gonçalves Jr. vê a oportunidade como um marco para o audiovisual nacional.
*”Ser selecionado para representar o nosso país no maior mercado audiovisual do mundo é uma alegria enorme! É a chance de mostrar que nossas histórias têm potência para dialogar com o mundo e de fortalecer parcerias que valorizem o cinema e a cultura brasileira”*, comenta o produtor, que já trabalhou em filmes aclamados como *”Deserto Particular”* e *”Ferrugem”*.
A homenagem ao Brasil no Marché du Film coincide com a Temporada Cultural Brasil-França, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os países. A delegação brasileira terá acesso a encontros estratégicos, sessões de networking e mostras de projetos, com foco em coproduções e internacionalização. Além de Gonçalves Jr., completam o grupo nomes como Gustavo Gontijo (O2 Filmes) e Juliana Capelini (Conspiração).
Para o diretor, o reconhecimento em Cannes reforça a resiliência e a criatividade do setor: *”É uma oportunidade para ampliar o alcance das nossas produções e provar que o cinema brasileiro tem muito a contribuir globalmente”*. A iniciativa também conta com apoio da ApexBrasil e do Instituto Guimarães Rosa, destacando o papel do audiovisual como vetor de diplomacia cultural.
Mais informações sobre a participação brasileira podem ser encontradas no [site oficial do Marché du Film](https://www.marchedufilm.com/).