Saiba os benefícios do jato de plasma, procedimento facial sem cortes
Indicado para rejuvenescimento e tratamento da pele, especialistas indicam cuidados a serem tomados com a técnica
O jato de plasma é uma técnica estética utilizada principalmente para tratar flacidez, linhas finas e pequenas rugas sem a necessidade de intervenções invasivas. O procedimento funciona através de um arco elétrico que gera uma descarga de plasma, criando pequenos pontos de aquecimento na pele (fulguração), com aplicação de anestesia tópica, podendo incluir também anestesia injetável. Esse processo é responsável por estimular a produção de colágeno e promover a retração do tecido epitelial.
Especialista e professora em estética e harmonização orofacial (HOF), a doutora Karina Moreno explica que essa tecnologia se mostra eficaz para a área ao redor dos olhos, onde a pele é extremamente delicada e as opções de tratamento são limitadas.
“O jato de plasma é uma excelente alternativa para tratar a região dos olhos, especialmente a pálpebra superior. Em três a quatro sessões, é possível observar uma retração significativa, o que levou à técnica ser conhecida como uma blefaroplastia sem cortes”, explica.
A especialista também destaca que a técnica tem mostrado resultados significativos no tratamento de cicatrizes de acne, proporcionando uma melhora visível na textura da pele.
Pós-operatório e contra indicações:
O pós-operatório envolve inchaço leve e a formação de crostas, que precisam ser tratadas para evitar manchas. É também recomendado o preparo da pele com cremes específicos antes do tratamento para prevenir hiperpigmentação ou cicatrizes. Após o procedimento, é essencial usar protetor solar diariamente e evitar exposição ao sol e calor por 30 dias
O tratamento é contraindicado para pessoas com infecções cutâneas ativas, doenças autoimunes, marcapasso, uso de isotretinoína, lesões abertas ou histórico de quelóides.