A geração Z e a ascensão dos tratamentos estéticos
Redes sociais e chamadas de vídeo para reuniões de trabalho, influenciam a busca por procedimentos e em 2023, 15% de pessoas desse grupo procuram melhorar o visual
A busca por tratamentos estéticos pela geração Z (nascidos entre 1990 e 2000), entre 24 e 34 anos, está em ascensão, refletindo mudanças significativas nas atitudes em relação ao autocuidado e à imagem pessoal. Diferente das gerações anteriores, esses jovens crescem em um ambiente digital onde a imagem pessoal é constantemente exposta e avaliada, as redes sociais como o TikTok e Instagram, além das chamadas de vídeo para as reuniões de trabalho, criam um ambiente onde a aparência é frequentemente associada ao sucesso e à aceitação social. Além disso, eles são mais abertos e informados sobre os benefícios da estética preventiva, o que também estimula uma busca consciente para manter a pele saudável e jovem por mais tempo.
Um estudo realizado pelo grupo Croma, revelou que 72% dos homens cuidam da beleza, seja com botox, transplante capilar, depilação e procedimentos para emagrecimento, que estão entre as prioridades masculinas. “Nós realizamos uma pesquisa interna com os nossos clientes e identificamos que a geração Z está entre os que mais buscam pelos nossos serviços, são eles: led pacote, contempla várias áreas do corpo (25,9%), led unitário (19%) e tratamentos capilares (18%). O que mostra que essa geração se preocupa com o autocuidado e estão abertos para as técnicas disponíveis no mercado”, comenta Luis Fernando Carvalho, CEO da Homenz, rede de clínicas especializada em saúde e estética masculina.
Segundo um estudo realizado em 2023 pela American Society for Dermatologic Surgery (ASDS), houve um aumento de 15% no número de procedimentos estéticos realizados em pacientes entre 18 e 24 anos em comparação ao ano anterior. Outro estudo realizado pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) em 2022 revelou que 30% dos entrevistados dessa faixa etária consideram a estética uma parte essencial do seu bem-estar e autoestima. Os serviços mais buscados incluem tratamentos de pele, preenchimentos faciais e técnicas minimamente invasivas, como aplicação de toxina botulínica e peeling químicos.
“Acredito que os homens estão mais preocupados com os cuidados com a saúde e bem-estar, não apenas pela questão da aparência, mas se sentir bem com a imagem que transmitimos, faz com que a gente se sinta mais seguro em todas as áreas da nossa vida”, comenta Carvalho e complementa: “Percebo que o mercado de autocuidado e bem-estar masculino está em alta, prova disso está no crescimento das nossas unidades, hoje contamos com 39 e a nossa expectativa é fechar o ano com 150 franquias distribuídas pelo Brasil”.