Sofisticação e personalidade nos projetos de aptos pequenos

Inspirada na arte, na herança cultural e no conforto, a arquiteta gaúcha Luciana Viganó assina um estúdio de 55 m² na CASACOR São Paulo

Espaços pequenos não são sinônimos de simplicidade! Em uma sociedade marcada pelo crescimento populacional e a redução da metragem nas moradias, por meio de estratégias personalizadas, é possível desenvolver configurações sofisticadas mesmo em um imóvel compacto.

Essa foi a inspiração da arquiteta gaúcha Luciana Viganó, que desembarcou na capital paulista para apresentar seu Estúdio Laços da Arte, na CASACOR São Paulo 2024. Com 55 m², ela trabalhou a partir da persona de um homem, apaixonado por arte, para imprimir a aura refinada do projeto de interiores que é percebida tanto pelas 17 obras icônicas que ela selecionou, como pelas soluções e o design dos móveis – incluindo o sofá, com desenho exclusivo assinado por ela.

Com nomes que remetem ao alto escalão da arte moderna brasileira e internacional, a arquiteta preparou um mix com as serigrafias do artista plástico e pintor lisboeta José Escada (1934 – 1980), do pintor carioca Florian Raiss e do artista plástico baiano Jorge Amaro, entre outros. Entre as gravuras, a criteriosa curadoria realizada por Luciana envolve o pintor paulistano Hércules Barsotti (1914 – 2010), o gravurista Arthur Luiz Piza (1928 –2017) e o artista visual multimídia Luiz Martins.

Ela explica que as peças são uma forma de trazer identidade para um apê pequeno e que a atmosfera luxuosa pode ir ainda além. A utilização de um espaço de jardim faz toda a diferença, por exemplo. Afinal, um ambiente de luxo também é aquele que oferece sensação de tranquilidade promovida pela natureza.

Logo na entrada do estúdio, a bancada elaborada com a técnica de efeito rocha protagoniza ao lado do jardim minimalista | Projeto da arquiteta Luciana Viganó para a CASACOR São Paulo 2024 | Foto: André Mortatti

No conceito desenvolvido para seu ambiente na CASACOR São Paulo, a arquiteta Luciana Viganó investiu em um jardim minimalista e primoroso que abraça todo o estúdio, desde a cozinha ao banheiro – o paisagismo é assinado e executado pela paisagista Kelly Hornos, da CasaK Paisagismo. Com vasos vietnamitas de tamanhos e texturas diferentes, da marca Organne, o visitante aprecia a vegetação ampla e plural pensada para trazer um ar clean, moderno e elegante. As espécies botânicas são do viveiro Flora São Francisco, onde foram garimpadas palmeiras do mundo inteiro e escolhidas as mais raras e exclusivas. A finalização com seixos pretos e musgos traz o toque de modernidade intrínseco ao projeto.

Com o layout integrado, outra aposta são os balcões que dividem os ambientes e ampliam a eficiência de cada um. Logo na entrada da cozinha, a ampla bancada, elaborada com a técnica de efeito rocha impressiona, se tornando protagonista no espaço que recepciona morador e visitantes como um verdadeiro coração.

Na sala, o marcante sofá modular amarelo, assinado pela própria arquiteta e produzido de forma artesanal pela São Paulo Móveis, dita o ar moderno com o conforto do tapete azul que, ao lado da parede de mesma cor, que reflete seu tom pelo ambiente através da entrada de luz natural estrategicamente posicionada. A TV inserida no painel move completa as escolhas minuciosas.

No dormitório, o design da cama de couro, com formas orgânicas, protagoniza o ambiente e as roupas de cama, com abundante quantidade de fios, é outro fator indispensável para aprimorar o luxo de uma noite de sono impecável em um espaço pequeno. A cadeira Cube, de proposta desconstruída e vinda de Portugal, deu lugar a uma utilização nada óbvia: uma mesa de cabeceira, que completa os ares artísticos do projeto e representa uma mistura impressionante da excelência artesanal aliada ao fascínio atemporal.

O quarto se destaca pela cama em couro, roupas de cama elegantes e pela cadeira portuguesa Cube | Projeto da arquiteta Luciana Viganó para a CASACOR São Paulo 2024 | Foto: André Mortatti

No banheiro, uma ducha de qualidade, com grande volume de água e boas opções de temperatura, entrega a essência de um pequeno SPA, uma vez que a área disponível não comporta uma banheira. Para tanto, o fechamento em vidro, assim como efetuado no closet, entrou em cena para promover a sensação de um espaço maior.

A mostra CASACOR São Paulo 2024 segue até 28 de julho de 2024, no histórico edifício do Conjunto Nacional, em um espaço de 8 mil m².

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024.

Horário de funcionamento do evento:

Terça a Sábado das 12h às 22h; Domingos e Feriados das 11h às 21h.

Horário da bilheteria: Terça a Sábado das 12h às 20h.

 

Sobre a arquiteta Luciana Viganó

Apaixonada por desenho, a arquiteta gaúcha descobriu o fascínio pelo grafite ainda criança. Figuras humanas e cidades eram esboçadas em seu primeiro contato com o papel e aos 17 anos, graças à admiração de pessoas da localidade onde vivia, pintou quadros para a Igreja, estampando a facilidade em utilizar técnicas e ângulos diversos. Percebendo sua aptidão, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo e, dentre as diversas tipologias arquitetônicas desenvolvidas durante a faculdade, o que mais lhe despertava interesse eram aquelas ligadas à saúde, o que a fez desenvolver um projeto completo de um Hospital-Dia para sua cidade. Especialista em clínicas, consultórios e hospitais, a arquiteta Luciana Viganó, dedica-se a promover soluções duradouras e humanas para o setor.

Usando ideias intuitivas, seus projetos são pensados em como as pessoas vivem, trabalham, distraem-se e cuidam de si. Além da saúde, tornou-se também especialista em projetos de residenciais e comerciais. Todos os trabalhos são desenvolvidos com total dedicação e visão individual ao problema do cliente, proporcionando assim satisfação, segurança e funcionalidade.

www.vigano.com.br

luciana@vigano.com.br

@viganoarquitetura

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar