Futuros inventores: 5 livros para os pequenos desenvolverem capacidade inventiva
Livros sobre invenção e matemática, por exemplo, podem estimular a criatividade, a imaginação e o raciocínio lógico, que ajudam no amadurecimento emocional
Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode adquirir o hábito da leitura, mas é inegável que cultivá-lo ainda na infância faz uma grande diferença. Sejam gêneros de romance, aventura, história ou conto de fadas, escolhas não faltam para os pequenos explorarem; uma boa opção é investir em livros que instiguem o aprendizado, a criatividade e, sobretudo, a capacidade de criação, incentivando a inventividade.
“Vemos casos de muitas ‘crianças-prodígio’ que idealizam soluções ou máquinas inovadoras sendo muito jovens. Às vezes, um livro é tudo o que basta para estimular o suficiente e encurtar a distância entre o que elas querem criar e a criação de fato”, comenta Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play, escola de programação e robótica. “Muitas profissões têm por base o exercício contínuo de novas ideias e o estímulo à autoconfiança, e a tecnologia é um caso desses. Seu estudo permite aos pequenos desenvolverem robôs, aplicativos e jogos, dando a eles autonomia e confiança para tentar”, complementa.
Assim, o especialista aponta algumas obras que familiares podem avaliar para ler e experienciar junto a seus pequenos inventores. Confira:
“Grandes invenções”, por Jozua Douglas
Com 28 páginas, o livro responde a perguntas como “O que é uma invenção?”, “E por que as coisas são inventadas?”, “Qual a influência dos inventos em nossas vidas?”. As respostas vêm acompanhadas de ilustrações que explicam as descobertas, suas importâncias e como elas ajudam no dia a dia. Ideal para guiar crianças em uma aventura pelas invenções do mundo de forma lúdica.
“Como as coisas funcionam”, por Rob Lloyd Jones
Estimulante e divertida, esta é outra opção de obra que leva as crianças a descobrirem como as coisas funcionam, trazendo respostas para “como os carros rodam pelas ruas?” ou “como os aviões cruzam o céu?”. Por meio de “janelas”, isto é, abas do livro que podem abrir e fechar, o livro instiga a curiosidade, a concentração e a imaginação.
“101 mulheres incríveis que mudaram o mundo”, por Julia Adams
Para inspirar jovens a se aventurarem no mundo das ciências, o livro traz biografias curtas de cientistas, ativistas, líderes, atletas, artistas e exploradoras. É um livro único e inspirador, especialmente para que meninas se vejam em posições de destaque e em profissões fora do estereótipo. A obra também incentiva a inclusão e a autoconfiança para os pequenos alcançarem seus sonhos.
“365 Atividades STEM”, por Francisca Barbosa Mailza & Rosa
Por ser mais robusto, este livro é ideal para ser usado em sala de aula. No entanto, também funciona para as famílias que querem se aprofundar no método STEM (sigla em inglês para “Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”), que pretende educar de forma interdisciplinar. Com diversas atividades lúdicas e divertidas, foca em incentivar a próxima geração de inventores, inovadores e líderes com conhecimentos e experimentos diversos, que podem ser feitos sozinhos ou em equipe.
“Robótica com sucata”, por Débora Garofalo
Obra ideal para os pequenos que se interessam em construir materiais com as próprias mãos e que têm paixão por robôs. Os capítulos abordam desde a introdução básica, passando pelos conceitos de eletrônica até um passo a passo para criar os primeiros protótipos. Além disso, aguça o olhar das crianças para observar objetos do dia a dia e ver seu potencial de transformação.