Conservatório de Tatuí abre as celebrações dos seus 70 anos apresentando nova identidade visual para o público

Renovação de marca do maior conservatório de música e teatro da América Latina busca reforçar o legado de excelência da instituição em um novo contexto de mundo. Respeitando a história de sete décadas, atualização em sua comunicação visa manter o espaço como um objeto de desejo para artistas, músicos, atores de todas as idades, em especial os mais jovens

A partir do dia 27 de maio, o Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – apresenta a sua nova identidade visual adaptada aos novos tempos, mas preservando a excelência do maior patrimônio cultural da cidade localizada a 130km da Capital paulista. Gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, a marca do equipamento passa a se chamar tatuí – conservatório de música e teatro, destacando o nome da cidade que há sete décadas abriga o Conservatório de Tatuí e o Teatro Procópio Ferreira, formando artistas que se destacam internacionalmente.

Considerado o maior conservatório de música e artes cênicas da América Latina, o equipamento reforça neste rebranding a história de excelência do Conservatório de Tatuí, representando também uma visão de futuro, inovadora, que dialoga com o novo momento cultura, música e teatro do país e do mundo.

De acordo com a Diretora Executiva do Conservatório de Tatuí, Alessandra Costa, a renovação da identidade da marca foi realizada com muita preocupação em manter o legado e a história do Conservatório de Tatuí presentes, desde a inauguração do espaço em 1954.

“Com as mudanças de comunicação, principalmente na internet e nas redes sociais, a proposta aqui é justamente poder dialogar e conectar ainda mais toda a história de sucesso e excelência do Conservatório de Tatuí nesse novo contexto, com uma linguagem que continua aproximando as pessoas do equipamento”, conta Alessandra.

“Queremos que cada vez mais o Conservatório de Tatuí se mantenha como um objeto de desejo para artistas, músicos, atores de todas as idades, em especial os mais jovens”, completa a diretora.

A construção da identidade, que atualizou o logotipo e a comunicação física e on-line da marca, foi realizada pela agência D4G.

A renovação na marca para tatuí – conservatório de música e teatro é apresentada como um presente para a cidade, que passa a ter seu nome imortalizado e levado para outras cidades, estados e países como representação de cultura, arte, música e teatro. Reforçando o nome Tatuí, é demostrado o valor do espaço e da cidade no imaginário dos artistas e alunos.

Antiga e nova identidade visual

“Hoje já vemos que os alunos quando vêm para cá usam o termo Tatuí para definir o Conservatório. Por isso que reforçar a importância da cidade da música e do teatro, facilitando a compreensão do que se tratam as atividades realizadas no Conservatório de Tatuí, é um dos grandes objetivos dessa revisão de marca”, revela Alessandra.

Capital da música e também do teatro
Conhecido principalmente por formar estudantes de música que se destacam em concursos nacionais e internacionais e ter alguns dos principais artistas brasileiros formados no Conservatório de Tatuí, a instalação também quer se tornar referência no teatro.

Desde que a Sustenidos assumiu a gestão do equipamento cultural, há três anos, retomamos o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, que este ano será realizado em julho, e investimentos na programação de artes cênicas, para que a excelência do Conservatório de Tatuí seja reconhecida também nesta área. Por isso a importância de deixar claro que se trata também de um conservatório de música e teatro na marca da instituição.

Após a realização da 29ª edição do FETESP, em julho, o agora tatuí – conservatório de música e teatro prepara uma programação superespecial em celebração aos 70 anos da instituição.

Os detalhes de toda a programação cultural do Conservatório de Tatuí podem ser acompanhados na Agenda Cultural da instituição.

SERVIÇO
Atualização da marca Tatuí – conservatório de música e teatro
Data: A partir do dia 27 de maio de 2024
**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinador platina: Visa
Patrocinadores Bronze: Sicoob e Cipatex

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Foto: Kelly Sato

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar