Especialista traz dicas para o contorno facial perfeito

Escolher as cores certas de produtos e saber como aplicá-los é essencial para garantir um bom resultado

O contorno de maquiagem é uma técnica que pode ser desafiadora, pois requer habilidade e prática para alcançar resultados naturais e harmoniosos. Uma das principais dificuldades está na necessidade de compreender a estrutura do rosto e como as sombras e luzes podem ser manipuladas para criar dimensão. Isso envolve não apenas conhecer os pontos-chave de sombreamento e realce, mas também entender como aplicar essas percepções de forma que se adequem ao rosto de cada indivíduo.

“A escolha dos produtos adequados também pode ser um obstáculo, já que texturas e tonalidades de contorno podem funcionar de maneiras diferentes, dependendo do tipo de pele, exigindo provas e conhecimento sobre as necessidades específicas de cada pessoa”, explica Kelly Nogueira, fundadora da Espaço Make, franquia de maquiagens multimarcas.

A profissional ressalta que cada face possui características distintas que influenciam a forma como as sombras e os realces devem ser aplicados. “Por exemplo, para afinar o rosto, pode se beneficiar de sombras mais definidas nas laterais para criar a ilusão de uma estrutura mais angular, enquanto um rosto quadrado pode exigir um realce mais delicado para suavizar os ângulos. Da mesma forma, entender a textura da pele é essencial para determinar quais produtos funcionarão melhor”, acrescenta.

Com isso, confira dicas da especialista para alcançar os melhores resultados nessa etapa da maquiagem.

Use produtos adequados

A escolha dos produtos certos é essencial para uma make impecável. Considere o tipo de pele que você tem – se é oleosa, seca, mista ou normal – e escolha produtos de contorno e realce que se adequem a essa necessidade. Por exemplo, se você tem pele oleosa, opte por fórmulas em pó que ajudem a controlar o brilho. Da mesma forma, leve em consideração o tom da sua pele ao escolher os produtos para garantir que eles se misturem naturalmente e criem uma aparência harmoniosa.

Ilumine estrategicamente

A aplicação do realce é fundamental para adicionar dimensão e luminosidade ao rosto. Concentre-se em áreas que naturalmente refletem a luz, como as maçãs do rosto, o arco do cupido (parte central do lábio), o centro da testa e a ponte do nariz. Isso ajudará a destacar essas características e a criar um visual mais jovial e radiante. Experimente diferentes tons e texturas de iluminador para encontrar o que funciona melhor para o seu tom de pele e preferências pessoais.

 Esfume com cuidado

Um contorno bem-sucedido depende de uma mistura suave e uniforme das sombras e realces. Use um pincel macio ou uma esponja úmida para esfumar as linhas de contorno, garantindo uma transição suave entre as áreas escuras e claras. Evite deixar linhas muito marcadas e evidentes, pois isso pode resultar em uma aparência artificial. Lembre-se de que o segredo está na sutileza e na suavidade dos movimentos ao esfumar.

Menos é mais

Ao aplicar produtos de contorno e realce, comece com uma quantidade pequena e construa a intensidade gradualmente conforme necessário. É mais fácil adicionar mais produto do que remover o excesso, portanto, é melhor começar com uma abordagem mais leve e ir aumentando conforme desejado. Isso ajuda a evitar um contorno excessivo ou pesado, garantindo uma aparência mais natural.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar