4 dicas para empresas e colaboradores tornarem o ambiente de trabalho mais leve

Especialista em felicidade, Maryana com Y listou atitudes simples que todos podem adotar

Como o trabalho pode ser leve? Para responder essa pergunta desafiadora não existe manual, mas segundo a Maryana com Y, especialista em Inteligência Emocional, Felicidade e Bom Humor nas empresas e fundadora da HumorLab, atitudes em comum acordo entre colegas e líderes já podem trazer um impacto gigante no cotidiano da empresa, promovendo assim a leveza e o bem-estar.

A importância do ambiente leve é tão grande que, por exemplo, um levantamento da Ticket, marca de benefícios corporativos, mostrou que o ambiente saudável é o que mais retém profissionais ao ouvir um grupo de colaboradores. Depois dessa condição, salários atrativos e oportunidades de crescimento profissional foram as mais citadas pelos 1700 entrevistados.

Como tornar de forma prática o ambiente leve? Maryana com Y listou 4 dicas para quem quer promover e conviver em um bom ambiente profissional.

1 – Reconhecimento e valorização 

Segundo a especialista, o reconhecimento e a valorização são essenciais para que uma empresa tenha um ambiente leve.

Na prática, a empresa pode celebrar os resultados que uma equipe ou colaborador conquistou – “todos juntos, por favor”, brinca (falando sério) Maryana com Y. Recompensar e premiar também é uma forma de reconhecer quem se empenha. Elogiar também é reconhecer. Faça isso sempre que possível, inclusive entre colegas.

Já a valorização prática envolve, por exemplo, fornecer oportunidades de crescimento, o que precisa vir da liderança.

2 – Comunicação eficaz

A comunicação eficaz é aquela clara e, principalmente, aberta ao diálogo. A comunicação no ambiente pode dar leveza ou até peso dependendo da forma, como e quando se fala algo.

Maryana lembra que esse é um bom ponto importante nas relações. “Existem mil maneiras de se comunicar com a mesma frase. Um simples bom dia com um sorriso é diferente de um bom dia de uma pessoa mal humorada”.

3 – Pratique você a mudança

Seja o líder ou colaborador, todos podem tornar o ambiente leve. Ajudar o colega a desenvolver uma atividade, trocar ideias sobre algo que pode deixar a rotina da equipe fluida são alguns exemplos práticos.

A proatividade também pode estimular o outro no ambiente. Aqui também, segundo a especialista, cabe bom sorrisos e gestos, como um bombom na mesa do colega, já pode ser transformador.

4 – Integre pessoas e necessidades

A convivência pode ser desafiadora, mas isso se intensifica quando alimentamos a exclusão e negamos as necessidades envolvida no time ou setor, inclusive quando o assunto é saúde mental e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Além de colegas, que podem se ajudar, a empresa também pode buscar recursos para incluir as pessoas e dar suporte a partir de suas necessidades. Às vezes, uma simples conversa já pode mudar o dia de uma pessoa.

Maryana reforça que pequenas atitudes no convívio auxiliam para que o trabalho tenha mais fluidez e leveza. “Precisamos desmistificar que as empresas precisam fazer mudanças imensas. Não, as empresas e colaboradores podem juntos com essas atitudes simples no cotidiano deixar o local mais leve, mais acolhedor e estimulador”, finaliza ela.

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