Estudo revela que 90% das mulheres classificam o conforto como o principal atributo procurado em um carro
Pesquisa da Webmotors aponta que principal motivo para a troca é melhorar a qualidade de vida ou o padrão do veículo atual, segundo dados do Webmotors Autoinsights
A Webmotors, o maior ecossistema automotivo do país e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta nova pesquisa que analisa o perfil de compra das mulheres no setor automotivo brasileiro. O estudo revela que 90% das entrevistadas classificam o conforto como o principal atributo procurado em um carro, seguido por economia e desempenho (79%) e uma boa avaliação em segurança (60%), segundo dados do Webmotors Autoinsights.
Os dados mostram que 71% das entrevistadas têm a intenção de adquirir ou trocar de veículo, e, entre as respondentes que desejam comprar ou substituir seu veículo, 64% almejam um carro e 7% querem uma moto; 37% planejam realizar a aquisição nos próximos 12 meses, enquanto 33% têm como meta efetuar a troca ainda em 2024. Com relação à frequência de troca, 20% das mulheres levam três anos para substituir seu veículo, ao passo que 19% demoram seis anos ou mais.
Entre os motivos para a troca de carro, as mulheres elegeram em primeiro lugar a busca por uma melhoria na qualidade de vida ou no padrão do veículo atual (56%), seguida da necessidade de um carro maior (23%) e da compra de um automóvel que acomode todos os membros da família (16%).
Categorias, marcas e cores preferidas das mulheres
No que se refere às categorias de carro mais apreciadas para a próxima compra, os sedãs lideram com 54% da preferência, seguidos por SUVs (47%) e hatches (24%). Entre as marcas preferidas das consumidoras brasileiras aparecem Chevrolet (14%), Fiat (12%) e Toyota (11%). As cores favoritas são preta (34%), branca (21%) e prata (20%).
“A mudança de comportamento das mulheres no segmento automotivo reflete uma transformação significativa na sociedade, segundo a qual assumimos um papel cada vez mais protagonista nas decisões de compra”, afirma Natalia Spigai, CMO da Webmotors. “Estamos comprometidos em acompanhar de perto essas tendências e oferecer uma experiência personalizada que atenda às demandas específicas desse público, desde a escolha do modelo até o suporte na rotina de uso do veículo.”
O levantamento da Webmotors foi realizado em parceria com a QuestionPro e contou com a participação de 700 mulheres, predominantemente com idade entre 25 e 34 anos (37%), curso superior completo (36%), casadas (55%), mães (71%), residentes na região sudeste (42%) e proprietárias de um veículo (80%).
Na fotografia: Natalia Spigai, diretora de marketing da Webmotors