Pesquisa da Nestlé revela hábitos dos consumidores durante a Páscoa
Entrevistados de todas as regiões do país demonstram a paixão do brasileiro pelo chocolate, principalmente na época mais doce do ano
Apesar da diferença de comportamento em cada região, o chocolate é o que melhor representa a Páscoa. Com o objetivo de entender o comportamento do consumidor durante a sazonalidade, uma pesquisa realizada pela Nestlé mostra como funciona o hábito de presentear em uma das épocas mais simbólicas do ano.
De forma geral, as pessoas mais presenteadas com chocolates são os familiares (86%) e cônjuges (62%), amigos e colegas de trabalho, em todas as regiões, aparecem na sequência, representando, em média, 31% entre os entrevistados. Nesse recorte, o Sul do Brasil lidera o ranking, com 39%, seguido do Sudeste, 32% e Nordeste, com 24%.
Dentre os que responderam presentear os amigos na Páscoa, o Amigo Chocolate é uma iniciativa de grande destaque no Sudestes, onde 42% das pessoas responderam participar desse tipo de celebração. Já no Sul, esse percentual é de 28% e, no Nordeste, 25%. Porém, nos estados do Sul, os entrevistados investem mais nos presentes na Páscoa, em média, R$144,00. Já no Sudeste, o valor é de R$139,00 e no Nordeste R$101,00.
A pesquisa também buscou entender a forma como as pessoas comemoram a Páscoa e os resultados mostraram que 39% celebram a data reunindo-se com familiares e amigos e, além de presentes, também investem em chocolates para consumo próprio, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde 47% responderam se presentear, contra 38% que pretendem presentear outra pessoa. No Sul, os presentes para outras pessoas representam 69%, versus 51% para consumo próprio; já no Sudeste essa diferença é um pouco menor, 63% e 60%, respectivamente.
Os resultados também mostraram que a caixa de bombons é o presente mais versátil para a época, pois se encaixa bem em diversas oportunidades e, os ovos de Páscoa, de modo geral, são mais comuns para presentear família e cônjuges, representando 67% e 55%, respectivamente. As Caixas de Bombom, uma criação da Nestlé, tiveram índices semelhantes quando analisamos consumo próprio: 68%, presentes para as famílias, 64% e, para amigos, 65%. Os tabletes de chocolates, amplamente consumidos durante todo o ano, também trazem resultados semelhantes considerando consumo próprio, 65% e presente para amigos, 63%.
“Os resultados dessa pesquisa comprovam a paixão do brasileiro pelo chocolate, nos seus mais diversos formatos e a Páscoa é o momento que deixa isso ainda mais evidente”, comenta Mariana Marcussi, Diretora de Chocolates Nestlé Brasil. O portfólio para 2024 possui opções para os mais variados bolsos e a empresa acredita que, tanto os lançamentos quanto os clássicos, irão atender e cativar todos os consumidores.
“Esse ano trouxemos grandes novidades nos sabores de Ovos de Páscoa, com destaque para o ovo de KITKAT® Mini Moments Cookies & Cream e o ovo Caribe, sabor tão pedido pelos consumidores”, completa Marcussi.