Abril é o mês de Conscientização da Doença de Parkinson

Associação Brasil Parkinson realiza eventos durante todo o mês

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta principalmente os movimentos automáticos, como: andar, falar, escrever. Alguns dos sintomas motores mais comuns incluem: lentidão de movimento (bradicinesia), rigidez muscular, tremor, problemas de postura e equilíbrio. Atualmente, não há cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a gerenciar os sintomas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 55 anos tem a Doença de Parkinson. No Brasil, estima-se que passem de 200 mil pessoas.

A Associação Brasil Parkinson realizará vários eventos para sensibilizar a população, reunir portadores e mostrar os tratamentos que retardam a evolução da doença, os esportes que minimizam as restrições físicas e ainda lançará um ebook para os cuidadores de pacientes com Doença de Parkinson.

“Durante todo o ano temos ações importantes informativas sobre a Doença de Parkinson, mas em abril alinhamos eventos para ampliar o interesse da população. No site da Associação há ebooks sobre exercícios físicos e sobre os sintomas, dados sobre tratamentos e serviços relevantes, atividades que podem retardar a evolução da doença. Nesse ano, vamos fazer um mutirão para o diagnóstico da DP em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC para quem já apresenta perda de equilíbrio, dor no corpo, tremor de repouso, rigidez e lentidão de movimento”, informa Dra Érica Tardelli, doutoranda em Ciências da Reabilitação – USP e Presidente da Associação Brasil Parkinson.

A ABP terá eventos para o mês de abril, com ações de conscientização sobre a Doença de Parkinson:

 3/ 4 – Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo – 9h30 – encontro com participação do Dr Henrique Ballalai Ferraz–neurologista, Chefe do Setor de Distúrbios do Movimento e Prof da UNIFESP; Dra Carolina Candeias da Silva (Unifesp) e pacientes com DP em tratamento na ABP.

4/4 – Dia do Parkinsoniano

6/4 – Mutirão na Faculdade de Medicina do ABC – das 08h às 12h, no ambulatório de neurologia do campus do centro universitário da Fac Medicina do ABC, avaliação gratuita e conscientização da Doença de Parkinson – inscrições prévias no site da ABP – https://www.parkinson.org.br/

11/4 – Dia Estadual de Conscientização da DP (Lei 17.644/2023) e Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson – 15h30 – evento na Câmara Municipal de S. Paulo com participação Dra Chien Hsin Fen – do HC; Dr Felipe Braule – advogado; Dra. Érica Tardelli –  Doutoranda em Ciências da Reabilitação – USP e presidente da ABP; Dra. Giovanna Diaféria- fonoaudióloga da ABP e pacientes com DP.

14/4 – Caminhada na USP – 08h30 – largada em frente a Faculdade de Direito da USP

20/4 – Torneio de Ping Ping Parkinson e Boxe – Decathlon Anália Franco – 10h30 *Exclusivo para associados da ABP

       ABP – https://www.parkinson.org.br/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar