Genética: Há relação entre genética entre autismo e superdotação?

Apesar de o autismo ser normalmente relacionado a um menor QI, existem evidências genéticas de uma relação entre ele e a superdotação, afirma o Pós PhD em neurociências e especialista em genômica, Dr. Fabiano de Abreu Agrela

O autismo e a superdotação têm ganhado bastante repercussão atualmente, o que contribuiu para haver o reforço de uma suposta relação entre ambos, mas afinal, isso é verdade?

De acordo com o Pós PhD em neurociências e especialista em genômica, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, apesar de haver uma relação genética entre a superdotação e o autismo, nem sempre ambos se desenvolvem juntos.

Há uma relação entre uma maior predisposição ao autismo e maior predisposição à superdotação que ocorre pelos mesmos genes, mas isso não significa que pessoas superdotadas sejam autistas ou o contrário pois apesar de muitos genes e variantes serem comuns, outros também não são“.

Imagem do WhatsApp de 2024-01-18 à(s) 07.41.34_b841829b.jpg

Reprodução: Creative Commons Attribution 4.0 International

O que explica essa relação?

Diversos estudos se debruçam atualmente sobre a conexão entre o autismo e a superdotação para entender como, apesar da associação entre o autismo e pontos de QI abaixo da média, há genes em comum entre as duas condições.

De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, estudos indicam que essa relação pode estar ligada a causas evolutivas e uma desregulação da inteligência.

Estudos recentes sugerem correlações genéticas positivas entre autismo e inteligência, apesar do autismo ser comumente associado a QI abaixo da média. A hipótese de uma etiologia envolvendo componentes de inteligência desequilibrada é apoiada por evidências convergentes, como um cérebro de grandes dimensões, crescimento cerebral rápido e capacidades sensoriais aprimoradas“.

Essas descobertas oferecem uma base evolutiva, indicando que o risco de autismo pode estar ligado à desregulação da inteligência como uma adaptação humana específica. A integração de estudos sobre inteligência e autismo promete descobertas sobre causas neurológicas e genéticas, com implicações em aprimoramento cognitivo, inteligência artificial, relação com esquizofrenia e tratamento de autismo e deficiência intelectual“, ressalta.

 

Projeto GIP

O Projeto Genetic Intelligence Project – GIP tem como objetivo estudar a medição da inteligência através de dados genéticos, o que, além de tornar a medição da inteligência mais precisa também contribui para mapeá-la como um poderoso neuroprotetor.

Além disso, o projeto GIP também permite identificar a predisposição genética ao autismo. No caso de dúvidas em relação ao diagnóstico, pode-se entrar em contato com o projeto (clique aqui) para entrar em contato com profissionais da neuropsicologia e uma equipe multidisciplinar.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar