7 sites essenciais para fortalecer o empoderamento feminino

No Mês da Mulher, é importante lembrar e refletir sobre os avanços alcançados desde as origens dessa comemoração, ligada ao movimento operário de Nova York no início do século passado. Embora progressos significativos tenham sido feitos em direção à igualdade de gênero, as mulheres ainda enfrentam desafios consideráveis todos os dias do ano.

Muitos direitos e espaços já foram conquistados,  mas a luta hoje se expande para o ciberespaço, com o surgimento de plataformas como a “Plure””, HRtech de recursos humanos especialista em conectar empresas a mulheres incríveis e plurais s, e o “Mapa de Acolhimento”, destinado a oferecer apoio às vítimas de violência doméstica. É importante e necessário que as pessoas, especialmente elas, saibam que existem ferramentas e recursos disponíveis que reforçam e incentivam o empoderamento.

A seguir, veja 7 sites que toda mulher precisa conhecer, desde espaços de informação e apoio até plataformas que promovem a liderança feminina e o lazer.

  • Ipefem: para interromper processos de violência sócio-emocional em ambientes familiares e  profissionais

A saúde feminina é uma prioridade, e o Ipefem é um recurso valioso nesse sentido. Este site oferece informações abrangentes sobre saúde mental, violência sociemocional no trabalho e bem-estar, com artigos escritos por profissionais qualificados. Além disso, o Ipefem promove a conscientização sobre questões de saúde específicas das mulheres, bem como treinamentos de lideranças e empreendedorismo, capacitando-as para o mercado de trabalho e a cuidarem melhor de si mesmas.

No último ano, o Ministério da Previdência Social registrou que o afastamento por motivos relacionados à saúde mental subiu 38%, destacando a necessidade urgente de uma abordagem mais robusta para o bem-estar no local de trabalho. “É crucial que as organizações reconheçam a importância da saúde mental e ataquem os ofensores: altíssima demanda, ambiente tóxico e recompensas desequilibradas, além de dar suporte adequado aos seus profissionais” enfatiza Ana, psicanalista e Presidente do Ipefem (Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas).

A especialista acrescenta que só será possível reverter esses números se houver uma educação começando pelos líderes, para que a empresa reveja seus processos e se adapte. “Se o topo da hierarquia abordar essas questões de frente, as empresas não apenas melhoram o bem-estar de seus times, mas também fortalecem a resiliência e a produtividade da equipe. Pessoas doentes refletem um ambiente doente” declara Ana.

  • Plure: para conectar empresas a mulheres incríveis e plurais; elas podem impulsionar sua carreira e conseguir um novo emprego

Plure é uma HRtech de recursos humanos especialista em conectar empresas a mulheres incríveis e plurais. A startup já impactou mais de 50 grandes companhias – incluindo players como Heineken, Samarco, Volvo, Ambev e PAM Saint-Gobain – oferecendo soluções em Recrutamento e Seleção que conecta o RH a mulheres negras, PcD, LGBTI+, +50, mães e mais recortes aumentado a diversidade na empresa.

A plataforma da Plure é a única no mercado de contratação que conta com uma comunidade com mais de 250 mil mulheres. O objetivo da HRtech é levar Diversidade & Inclusão como estratégia de negócio para mais empresas, além de empregar meio milhão de mulheres até 2030.  Saiba mais: https://plure.io/

Com cerca de 7,5 milhões de mulheres desempregadas no país, conforme revelado por um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2022, a relevância dessa startup é inegável. Fundada por Jhenyffer Coutinho, a HRTech  não apenas encoraja as mulheres a se candidatarem às vagas que desejam, mas também desenvolve e implementa projetos e ações afirmativas nas empresas, visando atrair e contratar mais funcionárias.

  • Partiu Viajar: para as mulheres que amam viajar sozinha e com segurança

O site  Partiu Viajar é dedicado a inspirar e facilitar as viagens. Ao longo dos anos, a empresa já realizou mais de 17 mil sonhos, oferecendo roteiros bem estruturados, destinos seguros e experiências extraordinárias, especialmente para mulheres que se aventuram sozinhas. Com uma reputação estelar no TripAdvisor, a agência é reconhecida como um porto seguro para mulheres viajantes por oferecer experiências enriquecedoras e impulsionar as mulheres a conquistarem sua independência.

“Nosso compromisso é proporcionar não apenas viagens, mas experiências que transformam vidas. Para mulheres que desejam viajar sozinhas, oferecemos não apenas segurança, mas também uma comunidade acolhedora. Estamos aqui para inspirar e capacitar cada mulher a explorar o mundo sem medo” comenta a CEO da Partiu Viajar Cyntia Reis.

  • Genial Care: para se informar sobre TEA, maternidade atípica e orientação parental

Genial Care é uma rede de cuidados de saúde atípica na América Latina, especializada no tratamento de crianças com TEA e no apoio às suas famílias. Sua abordagem integrativa reconhece os desafios da maternidade atípica e enfatiza a orientação parental, oferecendo não apenas tratamento médico, mas também suporte emocional, grupos de apoio e recursos educacionais.

Um estudo produzido pela própria Genial Care mostra que 86% dos cuidadores responsáveis por crianças com autismo são mães. Pensando nisso, a empresa visa não apenas auxiliar as crianças com TEA a alcançar seu potencial máximo, mas também capacitar as mães a se tornarem defensoras eficazes de seus filhos.

  • Mapa do Acolhimento: para apoiar vítimas de violência

Mapa do Acolhimento é uma rede feminista que oferece apoio vital para vítimas de violência doméstica, contando com psicólogas e advogadas em todo o país. Diante do alarmante número de denúncias e violações registradas no Brasil durante os primeiros 10 meses de 2023, 74 mil denúncias, essa iniciativa se destaca como uma fonte de esperança e assistência para mulheres que enfrentam o ciclo de violência em seus lares.

  • Rede Mulher empreendedora: para aquelas que desejam ser mulheres de negócios 

De acordo com um estudo conduzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2022, o Brasil conta com 10,1 milhões de mulheres liderando seus próprios negócios, representando cerca de 34% do mercado empreendedor. Com o intuito de impulsionar ainda mais esses números e fortalecer o protagonismo feminino no empreendedorismo, a Rede Mulher Empreendedora (RME) desempenha um papel fundamental. A RME não só incentiva mulheres a abraçarem o desafio de empreender, mas também oferece suporte e recursos essenciais para ajudá-las a se destacarem no mercado de trabalho.

  •  Portal Geledés: para se informar sobre gênero e raça

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no Brasil, somente 12,8% das mulheres negras têm acesso ao ensino superior, um número que representa menos da metade da taxa de mulheres brancas, sendo de 26,5%. Diante dessa disparidade alarmante, o trabalho realizado pelo Portal Geledés ganha uma relevância ainda maior. O site é o braço virtual do Geledés Instituto da Mulher Negra, uma respeitada organização da sociedade civil fundada em 1988, que se posiciona firmemente contra o racismo e o sexismo. Dentro de suas páginas virtuais, os visitantes têm acesso a uma ampla gama de materiais que abordam questões de gênero, raça e diáspora africana, incluindo notícias e artigos exclusivos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar