Cuidados com a alimentação de crianças e adolescentes na correria da volta às aulas
Variedade, sabor e nutrição devem ser prioridades para garantir o bem-estar dos alunos
Fevereiro chegou e com ele a volta às aulas. O trânsito na cidade não será mais o mesmo de janeiro, assim como o corre-corre das famílias que têm filhos em idade escolar. Para otimizar o tempo, muitos pais buscam a alimentação fora de casa para dar conta de todas as tarefas do dia. E quais os cuidados necessários para alimentar bem os filhos em idade escolar?
Para a nutricionista Ana Garcia, docente do Curso de Nutrição e Coordenadora do Curso de Gastronomia na UNINTER, além de Mestre em Alimentação e Nutrição, “o ideal é sempre procurar por opções que forneçam alimentos frescos e que ofereça variedade de itens, como os buffets, por exemplo. Em fast-food, é mais difícil fazer escolhas saudáveis, pois geralmente os lanches já são prontos, o que gera uma refeição com maior teor de gordura e sódio, por exemplo. Além disso, os buffets têm serviço rápido, o que contribui na organização do tempo”, explica.
Ela indica o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras como principal referência para o almoço de uma criança. Ele estabelece que o prato de uma criança deve ter 1 alimento do grupo dos cereais ou raízes e tubérculos, 1 alimento do grupo dos feijões, 1 ou mais alimentos do grupo dos legumes e verduras e 1 alimento do grupo das carnes e ovos. No caso dos adolescentes, a recomendação é 1/4 do prato de carboidratos, 1/4 de proteína e 1/2 prato de vegetais e hortaliças.
Francisco Urban, restauranteur dos Restaurantes Victor, afirma que um dos motivos para a criação do buffet “Ilhas do Mar” justamente foi para atender as famílias dos estudantes dos colégios próximos às unidades Bar do Victor (São Lourenço) e Praça do Victor (Praça da Espanha). “As famílias precisam de serviço rápido e comida de qualidade e valor nutricional para dar conta do dia a dia durante o período letivo. Por isso, o Ilhas do Mar tem sempre novidades diárias e muita variedade de sabor e textura para que possa ser um apoio para os pais”, destaca.
Além do buffet, os Restaurantes Victor também oferecem o menu Kids, com opções de pratos individuais temáticos, como o Jack Marinheiro (R$46,00), com peixe com massa na manteiga e legumes, além de sucos naturais. O Bar do Victor e a Praça do Victor atendem no almoço, com o buffet “Ilhas do Mar”, de terça a sexta-feira, das 11h30 às 14h30. O valor do buffet é de R$119,00 o quilo.
Foto: Rafaella Flumine