96% buscarão online na Black Friday deste ano, segundo Mercado Livre
Já vendedores que investiram em Product Ads, ferramenta de posicionamento de Mercado Ads, cresceram 1.6x em comparação àqueles que não investiram
Mercado Ads, unidade de publicidade digital do Mercado Livre, apresenta pesquisa da Ipsos sobre a intenção de compra dos brasileiros para a Black Friday 2023. O estudo aponta que 96% dos entrevistados pretendem pesquisar suas compras online na data. De acordo com levantamento semelhante de Ads de 2022, esse número era de 80%, indicando um expressivo aumento de interesse pelas compras onlines no comparativo anual.
Com relação às audiências, a pesquisa indica que 8 em cada 10 produtos buscados no Mercado Livre são genéricos, ou seja, sem marca. Além disso, 61% dos consumidores declaram mudar de opinião no momento da compra ou compram por impulso. “Esses dados indicam que há uma grande oportunidade para varejistas e anunciantes colocarem suas marcas e produtos em posições de destaque na data, que é a mais movimentada do varejo no Brasil”, ressalta Francesca Picchi, Diretora de Agências de Mercado Ads.
No ano passado, foram computados 50,7 milhões de consumidores navegando na plataforma e o Mercado Livre registrou um crescimento de 19% em 2022. Os dados indicam que foram feitas 1,1 milhão de buscas/dia em supermercados durante a data ano passado, 5,5M buscas/dia em moda e 12,4M buscas/dia em eletrônicos.
Dados internos do Mercado Livre apontam que, em 2022, a plataforma ganhou 77% novos compradores na Black Friday. Marcas e vendedores que investiram em Product Ads, principal ferramenta de posicionamento de produtos de Mercado Ads, cresceram 1.6x em comparação àqueles que não investiram.
6 em cada 10 afirmam mudar de opinião no momento da compra
Sobre as categorias, a pesquisa Ipsos, encomendada por Mercado Ads, deste ano, indica hábitos de compras dos consumidores para a data. O estudo aponta que 6 a cada 10 consumidores têm costume de fazer compras de supermercado online e 59% declaram mudar de opinião no momento da compra ou compram por impulso na categoria de supermercado.
Já em moda, 64% declaram mudar de opinião no momento da compra ou compram por impulso na categoria. Em eletrônicos, 53% afirmam mudar de opinião no momento da compra ou compram por impulso, e 5 a cada 10 consumidores declaram comprar produtos da categoria em datas especiais.
“Sabemos que a Black Friday é a data comercial que pode mudar o ponteiro de vendas do ano, se destacar para enfrentar a alta concorrência se torna essencial, e utilizar as ferramentas de Mercado Ads pode ser uma boa estratégia para marcas e anunciantes”, explica Picchi.
Nova campanha de Mercado Ads
Além dos dados de Black Friday divulgados por Mercado Ads, a unidade também anunciou recentemente uma nova campanha, chamada de “FOMA”, em parceria com a GUT e com a participação do empresário e escritor Patrick J. McGinnis, autor de “Fear of Missing Out”, cuja obra fez tanto sucesso que conseguiu cunhar a expressão FOMO, descrevendo o medo de perder acontecimentos e é um fenômeno social intimamente relacionado à digitalização do mundo atual.
A ideia do “FOMA” surge a partir da perda de relevância e de audiências, que é uma preocupação crescente dos executivos de marketing diante de canais cada vez mais saturados. O “FOMA” pode ser criado a partir de diversos fatores, como a falta de dados sobre o comportamento dos usuários devido à desativação de cookies de terceiros, somada à dificuldade de atribuição de resultados aos esforços de marketing.
Para enfrentar esses desafios, os CMOs e as equipes de marketing devem ser ágeis, receptivos e devem analisar continuamente as tendências do mercado, o feedback dos consumidores e a análise de dados para refinar suas estratégias e garantir que estejam alinhadas com as mudanças nas necessidades e preferências de seu público-alvo.
Utilizar uma plataforma tecnológica apoiada em dados proprietários, como Mercado Ads, aparece então como uma solução para este problema. As ferramentas de Ads permitem que as marcas alcancem de forma assertiva públicos massivos com mentalidade de compra e capacidade de deter o “FOMA”, consolidando-se como um canal estratégico para otimização do ROI.
Segundo dados do segundo trimestre deste ano, são mais de 108 milhões de usuários que navegam diariamente em todo o ecossistema Mercado Livre, oferecendo informações que somente Mercado Ads possui e processa de forma responsável e agregadas com inteligência artificial. Por dia, são implantados mais de 154 mil anúncios, com 1,2 bilhão de cliques, posicionando-se como um canal estratégico e relevante para marcas e anunciantes.