O que acontece na infância não fica na infância
Em 24 de agosto, é celebrado o Dia da Infância no Brasil. Especialistas falam sobre a importância da leitura e os impactos das vivências da infância em todas as fases da vida.
A infância é o período que vai desde o nascimento até a puberdade. Estudos comprovam que esta é a fase mais importante do desenvolvimento humano. Até os dois anos de idade, a velocidade de sinapses (conexões) que acontecem no cérebro é inigualável a qualquer outra fase da vida. “A interação da criança com o ambiente por meio de seus órgãos do sentido: tato, visão, paladar, olfato e audição, bem como com as primeiras emoções, garante o processamento de novas informações, oportunizando às células do sistema nervoso alterações neurológicas”, explica Márcia Chammas, psicóloga e orientadora educacional dos anos finais do Ensino Fundamental na Unidade Higienópolis do Colégio Rio Branco, de São Paulo (SP).
“As experiências vividas na infância, portanto, estabelecem a base do nosso desenvolvimento cognitivo, psíquico e socioemocional, dando sustentação à aprendizagem ao longo de toda a vida. Elas impactam diretamente a formação da personalidade”, acrescenta a especialista.
Para que esse impacto seja positivo no desenvolvimento individual, é preciso um olhar atento ao tripé saúde física, saúde emocional e saúde intelectual. Da saúde física, fazem parte a boa alimentação, a hidratação, as atividades físicas e a higiene do sono. A saúde emocional é alcançada por meio de acolhimento, proteção, afeto e criação de vínculos. Já para cuidar da saúde intelectual da criança, é preciso oferecer interações, estímulos e educação formal.
A importância da leitura na infância
Neste contexto de desenvolvimento acelerado, a infância é também o momento ideal para o incentivo à leitura. “Vivenciar a leitura desde cedo é muito importante. As crianças que desenvolvem esse gosto tendem a se tornar leitores assíduos ao longo da vida, o que garante desenvolvimento da linguagem e da capacidade cognitiva, estimulando a imaginação e a criatividade, possibilitando novas experiências e emoções, compreensão e reflexão, bem como o fortalecimento do vínculo afetivo”, alerta Jane Gomes, coordenadora pedagógica do Fundamental I (2° e 3° anos) do Colégio Master, de Fortaleza (CE).
Para ela, “na infância, as histórias se transformam em verdadeiros tesouros e ensinam valiosas lições que carregamos conosco para sempre”. A especialista indica ainda títulos que marcaram a sua infância, moldaram o seu gosto literário e despertaram a sua paixão pela leitura: “O Pequeno Príncipe” e “A Menina que Roubava Livros”.