Existe idade para cirurgia plástica? Idoso de 81 anos descobre e trata câncer de pele ao realizar procedimento estético nas pálpebras

A blefaroplastia é o procedimento cirúrgico mais realizado na face, de acordo com a SBCP; número de idosos no país cresceu quase 40% em 10 anos

“Minha face não reflete o que eu sinto e parece muito cansada” ou “ainda tenho muito para contribuir. Me sinto jovem, mas a falta de cuidado deixou minha pele envelhecida”. Ter espírito jovem, mas não ter a aparência que reflete essa jovialidade está entre as principais queixas de homens e mulheres com mais de 60 anos. Nessa fase, os procedimentos menos invasivos não surtem o efeito desejado e a busca por cirurgias plásticas aumenta.

Pacífico Batista fez o procedimento de blefaroplastia aos 81 anos. “O processo de recuperação foi satisfatório e meu semblante mudou bastante, para melhor”, declara o paciente. Além da parte estética, a cirurgia plástica pode contribuir também para a saúde, seja mental, ao ver sua face revigorada, como física. “No caso do Pacífico, durante a consulta pré-operatória ainda observei uma lesão de pele que se formava. Aproveitamos a cirurgia para retirá-la e, após exames, descobrimos que era um câncer em estágio inicial, que pôde ser tratado”, conta o cirurgião plástico da face, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Yuri Moresco.

De acordo com o médico, que tem mais de 900 cirurgias na bagagem, a procura por procedimentos estéticos para rejuvenescimento cresce a cada ano como consequência da qualidade e aumento da expectativa de vida. Na Clínica Moresco, por exemplo, “o público 60+ significa mais de 50% dos pacientes e a blefaroplastia é o procedimento mais realizado”, diz. Ele ainda completa, “com o passar dos anos e o desgaste ósseo, o aspecto cansado da pele se torna mais aparente devido a falta de sustentação. Isso acontece de forma mais acentuada a partir dos 50 anos, mas varia muito de paciente para paciente e está diretamente atrelado ao quanto cada um cuidou da pele ao longo da vida”, esclarece Moresco.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de idosos cresceu quase 40% em 10 anos, chegando a mais de 31 milhões de pessoas. Entre os segmentos mais impactados por esse aumento está o da saúde. “No caso das cirurgias plásticas, os principais cuidados com esse público são os exames pré-operatórios para averiguar a pressão alta, diabetes, alterações cardíacas, e o suporte pós-operatório. Em cada avaliação feita é preciso garantir que o paciente esteja em boas condições de saúde para enfrentar a cirurgia e sua recuperação”, destaca o cirurgião plástico da face.

Moresco acrescenta que uma das principais preocupações é o período de recuperação do paciente, quando ocorre o processo de cicatrização da cirurgia, “nessa idade, o metabolismo é mais lento, fazendo com que a cicatrização da pele seja mais demorada do que a de um jovem, por exemplo”, finaliza.

Principais procedimentos entre o público 60+:

Dentre as cirurgias realizadas em pacientes com mais de 60 anos de idade, a blefaroplastia é a mais procurada nos consultórios e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, de todos os procedimentos estéticos realizados em centros cirúrgicos, está em primeiro lugar nas intervenções faciais. O cirurgião plástico da face, Yuri Moresco, lista os quatro principais:

Blefaroplastia

É um procedimento que melhora a aparência de pálpebras superiores e inferiores, eliminando o excesso de gordura e amenizando as pálpebras caídas, que causam o aspecto envelhecido e cansado. “Esse procedimento é realizado em todos os pacientes que optam pelo processo de rejuvenescimento facial, por meio da cirurgia”, descreve Moresco.

Lifting de pescoço

O lifting de pescoço é um procedimento cirúrgico estético que visa melhorar a aparência do pescoço e o contorno da mandíbula. “Com o envelhecimento, a pele do pescoço pode perder elasticidade, surgir rugas e flacidez, e também pode ocorrer o acúmulo de gordura e queda das estruturas abaixo do queixo, conhecido como papada”, diz o médico. A cirurgia remove o excesso de pele e gordura e, em alguns casos, reposiciona os músculos para dar uma aparência mais jovem e tonificada.

Lifting Completo

Assim como o de pescoço, esse procedimento visa eliminar o excesso de pele e gordura, mas de uma forma completa, abrangendo todo o rosto. “Ele envolve a correção de rugas, flacidez da pele e queda dos tecidos faciais, proporcionando resultados mais abrangentes em comparação com procedimentos focados apenas em uma região específica”, comenta.

Lipoenxertia das mãos

Este é um procedimento estético em que a gordura é retirada de uma área do corpo por meio de uma lipoaspiração, tratada para separar as células de gordura intactas e saudáveis do soro do sangue e de impurezas e, em seguida, injetada nas mãos para melhorar sua aparência e rejuvenescer a pele. “É um tratamento utilizado para corrigir o envelhecimento das mãos, que pode apresentar perda de volume, flacidez e expor as veias e ligamentos ao longo do tempo”, finaliza o cirurgião plástico ao elencar as cirurgias mais realizadas na clínica por pessoas com mais de 60 anos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar