Campo Largo recebe segunda edição do Projeto Centro de Esporte e Educação, em parceria com Petrobras e Sesi Paraná

Ao longo de três anos, 120 crianças em situação de vulnerabilidade social residentes no município serão beneficiadas com a iniciativa

Com objetivo de promover inclusão social, oportunizando que crianças em situação de vulnerabilidade social vivenciem novas experiências e conheçam uma realidade que vai além das comunidades em que estão inseridas, a Petrobras e o Sesi Paraná lançam em Campo Largo a 2ª edição do Projeto Centro de Esporte e Educação.

“Essa iniciativa faz parte do legado social que queremos entregar para nossas comunidades vizinhas. A maneira mais eficaz de se transformar a vida de uma pessoa é por meio da educação e, por esse motivo, acreditamos que esse trabalho é uma oportunidade de transformação.

Estamos de portas abertas e queremos fortalecer nossas parcerias para que possamos criar um entorno cada vez melhor para todos”, afirma Felipe Leonardo Gomes, gerente-geral na Refinaria Petrobras Presidente Getúlio Vargas – REPAR.

Com duração de 36 meses e supervisão da equipe pedagógica do Sesi Paraná, o projeto, que acontece por meio de três linhas de atuação: Direitos da Criança e do Adolescente; Educação; e Esporte, vai atender um total de 120 alunos de Ensino Fundamental, com idade entre 6 e 12 anos, matriculados na Escola Municipal Mauro Portugal, assim como adultos de referência dos estudantes atendidos.

“Dentre os benefícios do Projeto, as crianças serão estimuladas a usar a criatividade e resolver conflitos por meio do diálogo, encorajamento que caminha ao encontro da demanda de inclusão social que o município busca trabalhar diariamente”, afirma Dorotéa Stoco, secretária municipal de Educação e Esporte em Campo Largo.

A iniciativa oferece diversas atividades gratuitas no contraturno escolar, como prática de esportes, contação de histórias, musicalização e visitas a teatros, cinemas, parques e museus. A intenção é oportunizar às crianças atendidas um novo significado para o processo de ensino e aprendizagem além da sala de aula, influenciando valores de vida e de cidadania da comunidade local.

“O Sesi Paraná e a Petrobras são empresas reconhecidas por ações pautadas no respeito à vida e na valorização da dignidade e do bem-estar social. Acreditamos que o futuro começa a partir de uma educação transformadora, comprometida com a formação ética e humana, e com a missão de preparar novas gerações para a sociedade e para o mercado de trabalho”, afirma Rodrigo Lupateli José, gerente de educação e negócios no Sistema Fiep para o Sesi Paraná na Região Metropolitana de Curitiba.

O projeto também contempla diversas práticas e ações, como oficina “Além dos muros”, hábitos saudáveis, criação de horta com garrafas PET, além de rodas de conversa e de palestras com líderes comunitários.

Todas as atividades têm como objetivo promover a conscientização, o conhecimento e o desenvolvimento sustentável, transformando pequenos cidadãos em agentes que fazem a diferença na construção de um mundo melhor.

 

Da esquerda para a direita na foto: Maurício Rivabem, prefeito de Campo Largo; Bibiana Aparecida Rodrigues Gaspar, coordenadora de educação no Sesi Paraná para RMC; Felipe Leonardo Gomes, gerente-geral na Refinaria Petrobras Presidente Getúlio Vargas – REPAR; Adriana Marta Ceni, da área de Responsabilidade Social para a refinaria; Rodrigo Lupateli José, gerente de educação e negócios no Sistema Fiep para o Sesi Paraná na RMC; Dorotéa Stoco, secretária municipal de Educação e Esporte em Campo Largo; e Luciana Bronholo, diretora da Escola Municipal Mauro Portugal (foto: Davi Bortolossi) 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar