5 motivos para trabalhar e empreender na área de beleza
Com setor sendo destaque em todo o mundo, o Brasil é referência profissional na área de beleza. Saiba por onde começar a se capacitar para trabalhar no segmento e aproveitar todas as oportunidades
O cuidado com a beleza tem ganhado novos significados ao longo dos anos. Para além da pressão estética, seis em cada dez brasileiros acreditam que o cuidado com a beleza deve ser visto não como luxo, mas como necessidade. Isso porque, para 49,4% dos entrevistados em uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cuidar da aparência vale a pena, pois o resultado promove sensação de felicidade. Para os profissionais da área de beleza, este cenário cria oportunidades atrativas para trabalhar e empreender.
Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo setor durante a pandemia da Covid-19, segundo levantamento do Sebrae, o número de pequenos negócios de beleza criados no primeiro semestre de 2022 superou o período pré-pandemia, sendo o maior desde 2019. CEO do Instituto Embelleze, rede de escolas de formação em beleza, Roy Khouri conta que esta realidade trouxe um aumento significativo na procura por cursos profissionalizantes na empresa. “Nossos alunos buscam o curso profissionalizante porque sabem que esta é uma opção mais rápida para se capacitar e já começar a trabalhar, além do valor que é acessível. De 2022 para cá, tivemos um aumento expressivo na procura pelos cursos”, afirma Roy.
Se você faz parte das pessoas que sempre sonharam em trabalhar na área da beleza, confira 5 motivos que tornam o trabalho neste segmento tão potencial:
Um setor que é referência mundial: o Brasil tem o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. A posição é uma boa vitrine para os profissionais e empresas da área, que são vistos como referência.
Os negócios de beleza são os que mais crescem entre as franquias brasileiras: a Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que entre os segmentos que mais cresceram no último ano, as franquias de beleza e estética despontaram e ocupam o segundo lugar no ranking da ABF, atrás apenas do setor de alimentação.
Possibilidade de empreender ou trabalhar em um negócio do ramo: a capacitação para trabalhar no segmento de beleza possibilita liberdade para escolher entre ser funcionário em um salão ou empreender, além da facilidade de poder decidir fazer atendimento a domicílio, para reduzir custos, ou ter um estabelecimento.
Você pode se especializar sem precisar fazer faculdade: os cursos profissionalizantes são opções já consolidadas no mercado de beleza, e quem precisa se capacitar de forma rápida e investindo menos do que se paga em uma faculdade, pode contar com esta modalidade de ensino para entrar no mercado com agilidade. “No Instituto Embelleze, já formamos mais de dois milhões de alunos e, com estas experiências, entendemos que os cursos profissionalizantes são ideais para quem está em busca de recolocação profissional ou uma nova carreira, justamente pela formação rápida e focada no que o mercado e o aluno precisam”, aponta Roy.
Você ajuda a transformar a autoestima de várias pessoas: 66% dos brasileiros acreditam que cuidar da aparência traz felicidade, logo, o trabalho do profissional de beleza vai além da estética. Ciente deste poder transformador, no Instituto Embelleze, por exemplo, Roy conta que os alunos podem participar de ações da escola que proporcionam um dia de cuidados gratuitos para a comunidade, uma forma de mostrar aos futuros formandos a importância do trabalho na área.