Substituição de açúcar por adoçante não é eficaz a longo prazo na busca pelo emagrecimento

De acordo com Igor Barcelos, especialista em endocrinologia e metabolismo, essa troca pode trazer sérios riscos à saúde

Recentemente, a OMS alertou recentemente sobre os riscos do uso de adoçante para a saúde, levantando discussões sobre o tema. As diretrizes apontam que, quando se fala em reduzir gordura corporal em adultos ou crianças, o consumo desses produtos não oferece benefícios a longo prazo.

“Estudos sugerem que o consumo prolongado de adoçantes pode trazer riscos à saúde cardiovascular e, até mesmo, aumentar a mortalidade. Isso nos faz questionar se estamos prejudicando nosso bem-estar ao trocar o açúcar por adoçantes artificiais”, declara o endocrinologista e metabologista Igor Barcelos, especializado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

De acordo com a publicação da Organização Mundial de Saúde , os produtos que substituem o açúcar não ajudam a reduzir o risco de doenças como câncer ou diabetes. “Ao contrário, o uso prolongado desses adoçantes poderia aumentar a incidência de diabetes tipo 2 e outras doenças. É importante lembrar que tanto o açúcar, quanto os adoçantes, podem trazer impactos negativos à saúde. Ainda assim, é possível encontrar uma solução saudável e equilibrada”, acrescenta o especialista.

O alerta da OMS está relacionado aos adoçantes sem açúcar, como sacarina, sucralose, aspartame, mas não inclui a stevia ou eritritol (por serem mais novos e não existirem estudos suficientes sobre eles), incluindo alimentos e bebidas que usam as nomenclaturas light ou zero. O comunicado acrescenta, ainda, que os adoçantes carecem de valor nutricional, indicando que o melhor caminho seria eliminar o açúcar o máximo possível da alimentação, com exceção de açúcares naturais, como de frutas.

Para o Dr. Igor Barcelos, a chave está em se adaptar ao sabor natural dos alimentos. “O primeiro passo é, por exemplo, começar a tomar café sem açúcar. Assim, podemos saborear a verdadeira essência das frutas e alimentos naturais, reduzindo a dependência de produtos industrializados e processados. Vale lembrar que essas recomendações não se aplicam aos diabéticos. Para eles, os adoçantes podem trazer benefícios superiores aos riscos potenciais. Em todo o caso, é importante consultar um profissional de saúde para orientações específicas”, explica.

O especialista acredita que apenas substituir o açúcar por adoçante para emagrecer não traz resultados efetivos. “Um médico poderá realizar o diagnóstico correto e apontar o tratamento mais adequado a cada caso, sem colocar em risco a saúde do paciente”, finaliza.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar