Humberto Campana apresenta o ‘Parque Campana’ em Casa Vogue de agosto
Inspirado por reminiscências do passado, designer retorna à terra onde cresceu para realizar projeto que pode revolucionar os conceitos de arte, educação e sustentabilidade
Com foco em Sustentabilidade, edição de agosto de Casa Vogue traz matéria especial Jardim da infância, em que o designer Humberto Campana reflete sobre suas próprias origens, a ausência de seu irmão Fernando, morto em 2022, e o Parque Campana, um espaço que carrega vocação cultural, ecológica e educativa. Com abertura marcada para junho de 2024, e uma estimativa de mais cinco anos para que esteja totalmente implementado, projeto está sendo construído nos arredores de Brotas, SP, num sítio de 78 hectares que pertence à sua família.
O pilar cultural do local se apresenta na forma de grandes pavilhões e instalações de arte ao ar livre, oriundos da fervilhante criatividade da dupla. O ambiental surge de um projeto científico de regeneração da flora e da fauna locais, que vão além da mera preservação – a intenção é fazer do complexo uma plataforma para empresas que buscam investir em iniciativas ESG. E o educativo, por sua vez, une as duas frentes anteriores ao criar programas para espalhar o conhecimento ali desenvolvido, seja para alunos de escolas e universidades parceiras, seja para artesãos da região ou de fora.
Em bate-papo exclusivo com Guilherme Amorozo, diretor de conteúdo de Casa Vogue, Humberto detalha o que está por trás do Parque Campana, revela ter feito as pazes com o passado, além de refletir sobre seu novo momento de vida, agora sem a presença do irmão. “Eu não me comprometo com um rótulo que porventura eu possa falhar [em honrar] no futuro, não sei como entrar numa gaveta. Eu quero a liberdade, e a liberdade com consciência, de fazer o bem, de fazer bem-feito, de trazer alegria para alguém”, diz. A entrevista pode ser conferida na íntegra edição de agosto da revista, já disponível nas bancas de todo o país.