Ácido hipocloroso no skincare: saiba como usar
Tratamento ideal para todos os tipos de pele e pode ser inserido na rotina de cuidados de diversas formas e proporcionar resultados efetivos
No universo da beleza é muito comum estar familiarizado com alguns ácidos: salicílico para acne, glicólico para esfoliação e hialurônico para hidratação, mas ainda pouco se fala sobre ácido hipocloroso (HOCI). O HOCI é produzido pelos glóbulos brancos do corpo para combater patógenos. Ele é eficaz contra bactérias e outros microrganismos que podem estar na pele, e pode ser usado para tratar uma variedade de problemas, incluindo acne, oleosidade e dermatite.
Quando se trata de cuidados faciais, é habitual dar grande importância aos ingredientes. “Geralmente as pessoas associam as substâncias irritantes aos ácidos, mas só podemos nos beneficiar deles nos cuidados com a pele”, explica Marcos Andreatta, CEO da Vipotech, especialista no mercado de dermocosméticos.
A ação antimicrobiana do HOCl o torna útil para combater infecções de pele. Este ácido também é antiinflamatório, tem efeito calmante, repara a pele danificada e acelera a cicatrização de feridas. É um grande aliado para quem lida com doenças crônicas da pele, como eczema, rosácea e psoríase.
Embora seja industrializado e comercializado em diversos países, como Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Turquia e Japão, no Brasil, a fabricação e a venda foram possíveis só após anos de pesquisas da Vipotech (https://vipotech.com.br). A marca ganhou destaque ao aliar a mais alta tecnologia italiana para industrializar o ácido hipocloroso, e ficou popularmente conhecida com seus produtos desinfetantes durante a pandemia da Covid-19.
A Vipotech desenvolveu a Bruma Facial, um spray que possui várias funções para cuidar da pele. Com uma fórmula sustentável, vegana e hipoalergênica, livre das principais substâncias nocivas, o spray é multifuncional e ajuda a acalmar e proteger a pele: equilibra o ph, ajuda a reduzir a oleosidade, trata a acne e os danos causados pós-sol. A sua tecnologia é 100% comprovada pela Anvisa e foi testada dermatologicamente.
“Nosso corpo já produz ácido hipocloroso, mas os produtos à base da fórmula dão à pele um impulso extra para combater problemas comuns e permite mantê-la limpa e hidratada”, explica.
Resumindo, o ácido hipocloroso é um daqueles raros ingredientes para a pele que praticamente todos podem se beneficiar. E o triunfo do HOCl não se limita à indústria da beleza, já que pode ser usado dermatologicamente após esfoliação, peelings químicos ou tratamentos a laser. Mas outras áreas da medicina também o utilizam com sucesso. É possível encontrar o ingrediente em sprays nasais, colírios e enxaguatórios bucais medicinais.