O poder da atividade física sobre a saúde mental

Por Aurélio Alfieri

Cuidar da saúde não se resume a tratar doenças, mas também evitar que elas apareçam. Por isso, no próximo dia 05 de agosto, quando é celebrado o Dia Nacional da Saúde, os holofotes não estarão voltados apenas a médicos e enfermeiros, mas também a trabalhadores de outras áreas que atuam em prol do bem-estar físico e mental da população. Entre eles, se destacam os profissionais de Educação Física.

Os exercícios, quando praticados com regularidade, têm um papel incrível sobre o organismo humano. Eles liberam endorfinas, que atuam sobre o corpo como verdadeiros “hormônios da felicidade”, melhorando o humor e contribuindo para combater problemas como o estresse, a depressão e a ansiedade.

Para que resultados positivos sejam sentidos e alcançados, não é preciso necessariamente pagar academia, investir em equipamentos específicos ou levar vida de atleta profissional. Existem atividades simples, sem contraindicações, que podem ser realizadas por todos e não exigem muito tempo ou grandes investimentos. Um simples passeio pelo bairro ou uma sessão de alongamento em casa já podem fazer a diferença!

A caminhada é uma excelente opção. Ela pode ser feita em qualquer lugar e permite que o praticamente aprecie a natureza, tenha maior contato com o mundo ao seu redor, passe alguns minutos ao sol, tome um pouco de ar fresco e tenha a oportunidade de socializar. Outra escolha interessante é a ioga, pois combina movimentos físicos com técnicas de respiração e meditação, o que pode ser muito útil para acalmar a mente.

Além disso, existem vários exercícios que podem ser feitos em casa com o intuito de melhorar a saúde mental. Os alongamentos são uma ótima maneira de reduzir a tensão muscular. Já as práticas que envolvem respiração profunda ajudam a acalmar. Algumas destas atividades, que não possuem impacto e são consideradas totalmente seguras, podem ser feitas até em paralelo a outras, como durante a limpeza da casa ou mesmo assistindo televisão.

Quando se pensa em exercícios capazes de combater estresse, ansiedade e depressão, é muito importante escolher atividades que se goste de praticar e que não exijam grandes sacrifícios. Assim, fica mais fácil e prazeroso transformá-las em algo que faz parte do cotidiano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a realização de pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física intensa por semana. Isso pode ser dividido, por exemplo, em trinta minutos de caminhada rápida por cinco dias na semana ou dez minutos de exercício intensivo em casa todos os dias. O importante é encontrar algo que funcione para cada um e possa ser mantido a longo prazo.

Com o humor em alta, os resultados dos exercícios para a saúde física são evidentes e já comprovados: melhor qualidade de sono, perda de peso, redução da pressão arterial, diminuição do diabetes, maior flexibilidade, mais equilíbrio, melhoria na condição cardiorrespiratória, fortalecimento do sistema imunológico, menor perda óssea, maior circulação sanguínea, entre muitos outros. Lembrando que todos esses benefícios vão se refletir também na saúde mental.

> No Instagram (@aurelioalfieri) e no YouTube (Aurélio Alfieri – YouTube) é possível encontrar vídeos acessíveis a iniciantes com dicas simples e que ensinam alguns exercícios com efeitos poderosos sobre o humor e o bem-estar. Se você busca uma vida mais feliz e com maior qualidade, fique à vontade pra começar por lá!

Aurélio Alfieri é profissional de educação física e autor do livro Manual Prático para ser Jovem por Mais Tempo – A Roda da Juventude (Ed. Appris), que configurou entre os mais vendidos da Amazon em 2022. Possui especialização em Psicologia Corporal e já ministrou mais de 50 cursos e palestras no Brasil e no exterior. Desde 2016, produz vídeos semanais em seu canal no YouTube, que conquistou quase 2 milhões de inscritos, com treinos para o público com mais de 50 anos e para pessoas que precisam se exercitar sem impacto. No Instagram já possui mais de 1 milhão de seguidores. https://www.instagram.com/aurelioalfieri/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar