De olho nas viagens: Estudo revela que 96% dos Centennials possuem cartões com benefícios, já entre os Boomers essa taxa é de 88%
"Collinson revela sua última pesquisa, que mostra o comportamento dos viajantes brasileiros e os principais desafios das empresas para atraí-los"
Cada vez mais, os consumidores estão à procura de experiências únicas e voltadas a seus gostos pessoais, dispensando práticas genéricas. Com isso, o setor de turismo tem enfrentado grandes desafios para agradar desde a geração Z até os Boomers, uma vez que o conflito de gerações tem sido uma preocupação recorrente em todos os setores da economia.
Uma tarefa nada fácil, mas a Collinson, líder mundial em experiência de viagem e proprietária da marca Priority Pass, realizou uma recente pesquisa para reconhecer os serviços que os viajantes de todas as gerações mais valorizam a fim de entender o comportamento de cada faixa etária para oferecer experiências únicas e personalizadas.
É importante ressaltar que os atuais viajantes são eco sensíveis, não tem um limite muito definido entre suas vidas pessoais e profissionais, principalmente por conta da modalidade “home office” que tem crescido cada vez mais e, além disso, procuram serviços personalizados para as suas necessidades momentâneas.
De acordo com Manuel Catedral, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Collinson nas Américas “Nosso plano estratégico e de negócios tem sido focado em entender as principais tendências no comportamento do consumidor de viagens, mudanças de atitude em relação ao turismo e viagens de negócios, o impacto da tecnologia e estratégias de fidelização. O objetivo é atender às necessidades do novo ecossistema de viajantes; permitindo que eles viajem com maior confiança, facilidade e conforto”.
Com o objetivo de aprender como os consumidores de cartão de crédito reconhecem, valorizam e usam os benefícios relacionados a viagens, a Collinson realizou um estudo recente com 600 pessoas, contemplando os seguintes países: Colômbia, Brasil, México e Peru, sendo 150 entrevistas em cada uma das regiões citadas. A amostra incluiu homens e mulheres entre Boomers (55-74 anos), Millennials (35-44 anos), Gen-X (45-54 anos), Millennials mais jovens (25-34 anos) e Centennials ou Gen-Z (18-24 anos).
No Brasil, alguns dados merecem destaque para entender os principais comportamentos dos viajantes nativos, que se mostraram os mais empolgados com relação à programas de benefícios relacionados aos cartões de crédito, comparados a outras nacionalidades contempladas nessa pesquisa.
- 80% dos entrevistados no Brasil gostaria que as recompensas e benefícios relacionados a viagens fossem o elemento central dos cartões de crédito;
- 82% dos brasileiros estariam dispostos a trocar seu cartão de crédito por outro que conceda passagens para as salas VIP do aeroporto sem custo adicional;
- 96% dos Centennials possuem cartões com benefícios, já entre os Boomers essa taxa é de 88%;
- Para 32% dos brasileiros, as salas VIP são um dos principais critérios para a escolha de um cartão e são os benefícios prioritários relacionado à viagens;
- 63% estão dispostos a pagar para fazer uma reserva de acesso ao lounge;
- 55% dos brasileiros têm acesso a salas VIP com seus cartões, sendo que 61% dos homens têm acesso a lounges de aeroportos contra 48% das mulheres;
- Os membros do Priority Pass estão mais dispostos a usar seu cartão com mais frequência do que os não inscritos, com 86% e 80%.
Outro dado relevante do estudo é que os brasileiros estão viajando mais a lazer do que a trabalho, tanto em viagens domésticas, quanto às internacionais.
Quando foi indagado sobre a disposição dos entrevistados para pagar, os brasileiros responderam:
- O desconto no aluguel de carros é o serviço que os brasileiros estão mais dispostos a pagar (72%), seguido pelos descontos do duty free (65%);
- O terceiro lugar com 64% de preferência é ocupado por experiências gastronômicas dentro dos aeroportos;
O setor está otimista com o interesse dos brasileiros em relação às viagens e mostrou que além desses pontos também é valorizado descontos em refeições, via rápida para o aeroporto (que é tão importante quanto estacionamento no local, segundo o ranking), cuidado com as bagagens e ainda serviços voltados aos pets.