Especialista dá dicas de como manter a saúde das unhas no inverno

A estação fria demanda cuidados para evitar o enfraquecimento das unhas

Julho é um dos meses mais frios do ano, fator que faz com que a rotina de beleza demande uma atenção especial. Do mesmo modo que existem cuidados e tendências característicos do verão, o inverno também requer adaptações para manter cabelos, pele e unhas saudáveis. No caso das unhas, é comum apenas adaptar-se às cores da estação, quando, mais do que isso, devem-se rever os passos diários de tratamento, visando mantê-las grandes e fortes.

“Eu hidrato as minhas cutículas diariamente e uso base fortalecedora sempre que faço minhas unhas na estação”, explica Viviane Freitas, 43, supervisora de uma das unidades da Unhas Cariocas. A profissional da maior rede de esmalterias do mundo, acrescenta: “É essencial evitar água quente quando lavar as mãos e usar luvas quando entrar em contato com produtos de limpeza”.

Os cuidados mencionados pela especialista, apesar de parecerem simples, causam grande diferença na saúde das unhas. As dicas, que são práticas, podem ser facilmente incluídas na rotina, até mesmo no momento semanal de realizar a esmaltação. “Fazer a unha toda semana auxilia muito no processo de hidratação. Também recomendo sempre usar uma base fortalecedora que ajuda a não lascar a unha”, pontua Viviane. A profissional reforça a importância de utilizar um hidratante de cutículas, para evitar o ressecamento, que se torna mais suscetível na estação fria, com o clima seco.

Além dos cuidados específicos, o inverno traz tendências de cores e formatos, geralmente definidos de acordo com as coleções da moda e com os tons de destaque do período. Viviane observa uma forte tendência de unhas amendoadas, ou seja, com formato redondo. Cores escuras, como tonalidades de vermelho e marrom, também são apostas certas para o inverno.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar