Rotas Tchecas: Pardubice e Vysocina

Junto com especialistas, o Escritório de Turismo Tcheco compilou uma série de itinerários para quem quer escolher a rota ideal para sua próxima #Czech Getaway.

Capítulo 5: Pardubice e Vysocina

Nesta edição levamos você a duas regiões de contrastes. A paisagem da região de Pardubice, no nordeste da Boêmia, com sua diversidade típica, oferece uma abundância de belezas naturais. Desfrute de vistas da bela paisagem, desde as planícies e colinas até o maciço Králický Sněžník, ou das cidades históricas, vistas do topo das torres de observação. Aqui o aroma do pão acompanha-o a cada passo, pois é uma atividade tradicional da zona.

Vysocina irá surpreendê-lo com sua paisagem acidentada, lagoas, rochas altas, florestas intrincadas, prados floridos e três monumentos da UNESCO. Tudo isso é formado pelo Planalto Tcheco-Morávio, uma região agreste da qual se diz desde os tempos antigos que “o pão acaba aqui e as pedras começam”. Apesar disso, o Planalto Tcheco-Morávio irá encantá-lo com sua beleza harmoniosa e ambiente agradável para descanso ativo.

Preparamos um passeio para o surpreender e levá-lo a desfrutar dos contrastes destas regiões, oferecendo-lhe uma viagem sem igual.

Dia 1

Praga–Kladruby–Pardubice

Saímos de Praga na direção leste (90 km) do Estábulo Nacionalem Kladruby nad Labem. Aqui você conhecerá um dos estábulos mais antigos da Europa, onde é criada a mais antiga raça tcheca de cavalo de carruagem – o cavalo Kladruber. Ao longo dos séculos, todo o prado em torno do estábulo foi perfeitamente adaptado para este fim, razão pela qual o estábulo, juntamente com o seu prado e pastagens únicos, foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 2019.

O Prado para Criação e Treinamento de Cavalos de Carruagem Cerimonial em Kladruby nad Labem, na Boêmia Oriental, perto de Pardubice, representa um monumento único que documenta cem anos de criação e treinamento do cavalo branco Kladruber. O estábulo em Kladruby também é um dos estábulos mais antigos do mundo. O imperador Rodolfo II o promoveu a um estábulo imperial em 1579. Desde então, o estábulo tem se dedicado à criação de cavalos Kladruber.

Os cavalos atualmente criados em Kladruby são brancos e em Slatiňany existem cavalos pretos. Na mesma cidade de Kladruby nad Labem vivem cavalos do rebanho principal – puro-sangue, éguas reprodutoras e seus potros. Cerca de 500 cavalos vivem ali.

Visita à cavalariça e ao castelo.

Depois de reconstruída, toda a área recuperou seu aspecto classicista e oferece vários roteiros turísticos, incluindo uma visita guiada às cavalariças, ao salão de carruagens com a exposição de cavalos Kladruber e ao palácio. Aqui você também pode ver uma casa barroca com paredes de pedra chamada “lesovna”, ou subir ao mirante e apreciar o panorama de lá.

Se você quiser voltar no tempo, para a época do imperador austríaco Francisco José e sua esposa Elizabeth da Baviera, chamada Sissi, você pode começar sua visita pelo palácio. Poderá seguir os passos do casal imperial, por doze salões e quartos equipados, ao estilo da época, visitará a igreja que aqui foi construída por eles, conhecerá os seus hábitos peculiares dignos de admiração.

No salão de carruagens, você poderá ver a carruagem do imperador Ferdinando I, o Bom, a carruagem nacional do primeiro presidente da Tchecoslováquia, Tomas G. Masaryk, e outras carruagens e trenós valiosos. Aqui você poderá ver um modelo da equipe imperial de oito cavalos e ficará encantado. No museu, você pode conhecer a história da criação de cavalos em Kladruby, que remonta a mais de quinhentos anos.

Além disso, o estábulo também organiza todos os anos vários grandes eventos para o público, onde você pode assistir aos cavalos Kladruber em ação. Entre as mais importantes estão a Taça Rodolfo – uma corrida internacional por equipes que se realiza em abril, o Dia do Cavalo Kladruber em maio, uma tarde de diversão para toda a família em setembro Kladruby naruby e em outubro Hubertova jízda (a viagem de Humberto).

Fome?

Restaurante Zálozna

Endereço: Pernštýnské náměstí 55

http://www.zaloznarestaurant.cz/

Galeria do café

Endereço: Sukova třída/Tyršovy sady

https://www.galeriecafepardubice.cz/

Continuamos nossa jornada até a cidade de Pardubice (26 km a leste) para descobrir seus segredos.

O coração de Pardubice é Perštýnské náměstí, uma praça cercada por casas renascentistas. A cidade e seus arredores pode ser admirados a partir da galeria da Porta Verde. Em toda a sua beleza, você verá o palácio renascentista do final do século XV e início do século XVI. No interior, você encontrará as mais antigas pinturas murais renascentistas da República Tcheca, a exposição da Galeria e Museu da Boêmia Oriental. Várias atividades sociais, peças de teatro e shows também são realizados aqui.

Este destino também é ideal para o verão por seu Pardubice Aquatic Center, com várias piscinas internas e externas, com uma variedade de atrações aquáticas de bem-estar. Se você caminhar por Pardubice, ficará impressionado com Kunětická Hora e seu castelo. Abaixo está o moderno Golf Resort Kunětická Hora com 18 buracos de golfe e uma ciclovia.

Vamos terminar o dia com um bom jantar e um merecido descanso.

Fome?

Restaurante Nejen Dvorek

Endereço: Třída miru

https://nejendvorek.cz/

Onde dormir?

Hotel 100 (centro)

Endereço: Kostelni 100, Pardubice

https://www.hotel100.cz/en/

Hotel Euro**** (5 minutos a pé do centro)

Endereço: Jiraskova 2781, Pardubice

https://www.hoteleuro.cz/

Hotel Pierre

Endereço: Kunětická 227, Pardubice

https://www.pierrehotel.cz/

Dia 2

Pardubice – Museu da Marionete em Chrudim – Litomysl

Vamos continuar nossa jornada saindo de Pardubice em direção a Chrudim (11km ao sul). Nesta cidade visitaremos um museu que o levará a lugares mágicos na companhia de seres de contos de fadas. O museu das marionetes irá recebê-lo com grandes fantasias para descobrir.

Chegando em Chrudim, vá para a rua Břetislav, a poucos metros da praça principal com o Templo da Assunção da Virgem Maria, você descobrirá a casa renascentista de Mydlář com uma varanda com arcadas e rica em decoração escultórica. Abriga o Museu das Marionetes com exposições repletas de bonecos, teatros e cenografias.

Na sala de jogos do museu você também pode experimentar como o teatro de marionetes é gerido. A exposição mostra marionetes de artistas itinerantes, marionetes de variedades, teatros de marionetes familiares e decorações feitas por artistas tchecos. Na parte internacional da exposição poderá ver bonecos de sombra da Indonésia, uma variedade de bonecos da Índia, Japão, China ou Birmânia e também um boneco aquático do Vietnan.

Terminando a visita, seguimos em direção a Litomysl (46km) para descobrir o legado da UNESCO e a música da cidade.

Fome?

Café Kafemysl

Smetanovo nam. 100

Litomyšl

KAFEMYSL, KAVÁRNA V SRDCI LITOMYŠLE.

Choco Café

Smetanovo nam. 117

Litomyšl

www.ceskepralinky.cz/kavarna/

Depois de um delicioso almoço vamos descobrir a cidade. Litomyšl oferece relaxamento e excursões por monumentos históricos, bem como um esplêndido palácio construído em estilo renascentista. O palácio está inscrito na Lista do Patrimônio Mundial e Cultural da UNESCO. Você pode seguir os passos do compositor Bedřich Smetana, sonhar em jardins românticos ou visitar o singular museu pintado de Portmoneum.

O palácio de Litomyšl é uma das obras mais espetaculares do Renascimento, especialmente por seus desenhos figurativos e geométricos de esgrafitos, que podem ser vistos nas fachadas e frontões. Se quiser ver o interior do palácio, pode escolher entre vários percursos de visita. Cabe a você decidir se prefere ver a capela do palácio, as salas representativas com teatro ou os quartos de hóspedes. O teatro do palácio do século XIX é caracterizado por muitas decorações preservadas, incluindo maquinário de palco e tecnologia de iluminação. Ao visitar, não se esqueça de subir ao 2º andar onde poderá ver obras de artistas tchecos, como por exemplo Josef Čapek e Josef Lada.

Litomyšl é uma cidade de muitas personalidades famosas da música, literatura e artes plásticas tchecas. Os escritores Božena Němcová e Alois Jirásek viveram aqui, no entanto, a personalidade mais notável é o compositor musical Bedřich Smetana. Uma das praças, o prédio do teatro e o mais famoso festival de música clássica levam seu nome. Ao redor de Smetanovo náměstí (Praça Smetana) estende-se uma fileira de casas com fachadas barrocas, classicistas e empiristas. Saindo da praça, em 10 minutos você estará em frente à casa de Smetana: Smetanův dům, cuja história remonta a mais de 150 anos.

Fome?

Restaurante Boheme dentro do Hotel Aplaus.

Šantovo náměstí 181

Litomyšl

57001

www.hotelaplaus.cz

Onde dormir?

Hotel Aplaus

Šantovo náměstí 181

Litomyšl

57001

www.hotelaplaus.cz

Hotel Zlata Hvezda

Smetanovo nam. 84

Litomyšl

570 01

www.zlatahvezda.com

Dia 3

Litomysl–Zdar nad Sazavou–Trebic–Telc

Vamos para o sul (56 km) para encontrar Zdar nad Sazavou e chegar a Zelena Hora. Este lugar é um tesouro da UNESCO e dos tchecos.

Cinco portas, cinco capelas, cinco estrelas. A Igreja de São João Nepomuceno em Zelená hora é uma das construções mais originais da Europa que ainda surpreende visitantes de todo o mundo. O monumento da UNESCO e obra do genial arquiteto Jan Blažej Santini Aichel é uma visita obrigatória para todos os que apreciam a arquitetura mística e distinta ligada à poderosa história de São João Nepomuceno, um santo tcheco.

Ao visitar Zelená Hora (a montanha verde), não deixe de passar pelo antigo mosteiro cisterciense do século XIII, atual palácio que fica bem próximo e carrega o legado do construtor Santini. Na área está o Museu da nova geração, a exposição contemporânea que combina elementos relacionados a experiências e exposições emprestadas de importantes instituições tchecas. Esta exposição multimídia experimental foi dedicada ao legado dos monges cistercienses e florescente na era barroca.

Fome?

Restaurante Městska.

Trčků z Lípy 986,

Světlá nad Sázavou

58291

www.facebook.com/mestskarestaurace/

Vamos continuar nosso caminho para descobrir outro tesouro da UNESCO, mas agora um tesouro judaico. A 49 km para o sul está Trebic.

Chegando na cidade, dirija-se ao Bairro Judeu. É uma das razões pelas quais a cidade está incluída na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO. Aqui você encontrará um labirinto de becos e passagens com duas sinagogas, uma escola, a prefeitura e o rabinato. Toda a antiga judiaria é delimitada, por um lado, por uma encosta íngreme e, por outro, pelo rio com um passeio construído. Judeus e cristãos viveram em harmonia durante séculos em Třebíč e, embora tivessem crenças diferentes, respeitavam-se mutuamente. Somente assim poderia ter sido construída a Basílica Cristã de São Procópio, construída em estilo românico com elementos góticos primitivos nas imediações do gueto. A basílica é uma joia da arquitetura medieval boêmia.

Depois de um dia de aventuras, vamos a Telc (34km) jantar e descansar.

Fome?

Restaurante – Panska Brewery

Slavatovska 86,

Telc

588 56

panskydvurtelc.cz

Onde dormir?

Hotel U ČERNÉHO ORLA

Nám Zachariáše z Hradce 7

Telc

www.cernyorel.cz

Hotel U HRABANKY

Slavatovska 96

Telč

www.hotel-uhrabenky.cz

Dia 4

Telč – Praga.

Vamos dizer adeus a esta aventura percorrendo a cidade de Telč. A maioria dos visitantes começa sua visita à cidade em um dos lugares mais românticos da República Tcheca. A Praça Telč com altas fachadas de casas multicoloridas, arcadas com lojinhas e cafés, onde você pode passar um momento tranquilo observando a vida aqui, é um verdadeiro deleite.

A cidade que nasceu como fortaleza de água deve o seu aspeto atual à competitividade dos seus habitantes que, com a imponência e altura das suas fachadas, quiseram mostrar a sua riqueza e condição social. Graças a isso, todos os edifícios são lindos. Não escapa ao engenhoso visitante que os telhados são muitas vezes mais baixos que as fachadas.

Durante a visita a Telč, você não pode perder o palácio local que pertence às joias da arquitetura renascentista da Morávia. Foi sobretudo Zacarias de Hradec que ficou fascinado pelo Renascimento durante a viagem a Gênova e se esforçou para transformar o castelo gótico em uma residência renascentista. Graças ao cuidado dos proprietários, os interiores que refletem a arte italiana foram preservados no palácio. No Salão Dourado você pode admirar retratos dos ancestrais de Zacarías e valiosos tetos com vigas. A Sala dos Cavalheiros e a Sala Africana vão atrair a atenção das crianças que vão gostar dos curiosos troféus. Ao longo da visita poderá espreitar os quartos dos últimos habitantes do palácio, biblioteca, casa de banho ou vestiário com uma coleção de indumentária e acessórios históricos.

No final, faça a viagem até Praga (158km) que o receberá de braços abertos.

Esperamos que essas ideias o ajudem a planejar sua próxima visita à República Tcheca. Para mais ideias, recomendações e segredos de #DestinationCzech Republic, Pardubice e Vysocina:

visitczechia.com

destinationchequia.com

vysocina.eu/en/

vychodnicechy.info

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar