Cumuruxatiba, distrito de Prado (BA), encanta turistas do Brasil e do mundo

Cumuruxatiba, uma pequena vila à beira mar, em Prado, Bahia, é o destino perfeito para quem busca tranquilidade, praias paradisíacas, cultura rica e diversificada. Com um ambiente acolhedor, onde o tempo parece desacelerar e a preguiça se torna uma delícia, essa localidade é um verdadeiro paraíso a ser explorado.

Em Cumuruxatiba, a simplicidade e a hospitalidade do povo local se destacam. Com um estilo de vida tranquilo, a vila é ideal para quem deseja fugir do ritmo acelerado das grandes cidades e se conectar com a natureza e consigo mesmo. Se você prefere um lugar mais rústico, este simpático distrito com estradas de terra e muito verde nos arredores não pode ficar de fora do seu roteiro de viagens.

Além de suas belezas naturais, Cumuruxatiba possui uma rica história, e a Barra do Cahy é um local de relevância histórica para o Brasil, sendo apontado como um dos pontos de chegada dos navegadores portugueses. Segundo pesquisadores e historiadores, o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, se trata mesmo da Barra do Cahy, que recebeu, em 2017, o título de 1ª Praia do Brasil.

]

Banhada pelo Oceano Atlântico, a região oferece praias de tirar o fôlego, com águas cristalinas e areias douradas. Cada praia possui sua própria magia, com destaque para as encantadoras praias de Imbassuaba, Moreira, Japara e Pier, perfeitas para relaxar e apreciar a beleza natural.

A represa de Cumuruxatiba, que fica na entrada da comunidade, é um dos locais mais frequentados pelos turistas e passou recentemente por reformas para oferecer ainda mais conforto aos visitantes. O novo cartão postal foi inaugurado pelo prefeito de Prado, Gilvan Produções, no mês de maio.

Com uma estrutura moderna totalmente reconstruída e revitalizada, o espaço, que também inclui a Praça de Cumuru, ganhou parquinhos para as crianças, academia ao ar livre, iluminação em Led, quiosques, área gramada, deck, proteção lateral e uma ponte no meio da represa, que garantirá a segurança dos pedestres.

Além disso, Cumuruxatiba é ponto de partida para emocionantes passeios náuticos, como a visita a Corumbau, uma região de beleza ímpar, atualmente considerada o refúgio das celebridades. No passeio de barco pelos recifes vale a experiência de remar de caiaque ou stand up e os apaixonados por mergulho podem explorar as riquezas marinhas da região.

E ainda, em Cumuruxatiba, os turistas têm a oportunidade única de avistar baleias jubarte em seu habitat natural, uma experiência inesquecível e de grande valor para a conservação desses majestosos animais. Na temporada que dura de junho até outubro, é possível contemplar em alto-mar os gigantes dos oceanos, que chegam a 16 metros de comprimento e cerca de 40 toneladas

Ademais, quem vai à Cumuru tem a chance de conhecer e vivenciar a cultura das aldeias indígenas próximas, adquirindo conhecimento e estreitando laços com as origens do nosso país. As aldeias do povo pataxós acolhem turistas para compartilhar suas vivências, guiando por trilhas e passeios típicos.

E se o assunto é cultura, Cumuruxatiba se destaca com movimentos artísticos e folclóricos tradicionais, como o Curumim Batuke, Maracatiba, Capoeira, Awe, Festa de São Sebastião, Festa de Yemanjá e as Trezenas de Santo Antônio, que enriquecem a experiência dos turistas. Mas não pára por aí: a vila oferece uma cena musical vibrante, com luais e apresentações pé na areia, proporcionando momentos de lazer e diversão.

Com gastronomia variada e de alta qualidade, os sabores locais são verdadeiras delícias, com opções que agradam todos os paladares, inclusive os mais exigentes, desde pratos típicos da culinária baiana até a cozinha internacional. Em outubro, é realizado o Festival Gastronômico e Cultural de Prado, que apresenta o melhor da essência e dos sabores de uma refinada gastronomia.

O evento estará na sua 17° edição em 2023 e conta com os mais variados tipos de pratos e drinks feitos por dezenas de estabelecimentos locais. Hoje, o Festival Gastronômico e Cultural de Prado acontece em seus quatro destinos: Prado (sede), Cumuruxatiba, Guaratiba e Corumbau. As manifestações culturais também são um ponto forte do festival, com apresentações tanto na sede quanto nos destinoss.

Entre os diferenciais da infraestrutura, Cumuru oferece aos turistas ampla oferta de hospedagem em diversas categorias, indo das pousadas mais simples às mais charmosas à beira mar. Assim, os visitantes podem escolher a acomodação ideal para sua estadia. Além disso, a região possui internet com fibra óptica, comodidade para quem deseja trabalhar em home office e se manter conectado enquanto aproveita a experiência única do local.

Com suas belezas naturais, cultura rica e infraestrutura exemplar, Cumuruxatiba tem se tornado um dos destinos mais desejados pelos turistas que visitam a Bahia, especialmente na temporada de verão. Por isso, se você busca uma experiência única em um lugar repleto de encantos naturais e cultura autêntica, Cumuruxatiba é o destino ideal. A vila proporciona momentos memoráveis para quem quer relaxar, apreciar paisagens paradisíacas e conhecer mais da história e da cultura baiana.

Venha descobrir toda a magia que Cumuruxatiba tem a oferecer!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar