Saúde Mental e emocional em ambiente escolar *
Como identificar escolas que possuem atenção à aprendizagem socioemocional dos estudantes?
A aprendizagem socioemocional nas escolas se tornou uma questão de extrema importância principalmente após os recentes acontecimentos que têm assolado o sistema educacional no Brasil. Episódios de violência, bullying e conflitos têm gerado um alarmante cenário de insegurança e angústia nas escolas. Diante desse contexto, torna-se ainda mais evidente a importância da implementação efetiva da gestão emocional como uma medida preventiva e de enfrentamento dessas situações.
Segundo pesquisa realizada pela Pearson Education sobre a importância da gestão emocional das crianças e adolescentes dentro das escolas, 96% dos pais gostariam que as escolas incluíssem aulas de educação emocional. Apesar deste desejo, a maioria das escolas não oferece este tipo de serviço. Então, como identificar escolas que realmente possuem este olhar e se preocupam com o desenvolvimento emocional de seus alunos?
Uma boa forma de identificá-las é avaliar se possuem um modelo educacional humanizado, com um ambiente acolhedor e que valorize as emoções dos alunos, permitindo que eles se sintam à vontade para compartilhar suas experiências e sentimentos.
A Open Learning School é um exemplo de escola que possui este cuidado na sua essência, no qual as crianças são estimuladas a perceberem seus sentimentos por meio de conversas com os seus tutores e na gestão do dia a dia com os seus colegas. Da mesma forma, são orientados a identificar os seus sentimentos como raiva, frustração, alegria, medo, felicidade e a saber comunicá-los às pessoas ao seu redor.
A aprendizagem socioemocional só acontece em escolas humanizadas, isso porque o modelo de educação tradicional, que se encontra na maior parte do mundo, contribui para a solidão dos alunos e dos professores.
Segundo meu colega e co-fundador da Open Learning School, José Pacheco, a solidão dos alunos é da mesma natureza da solidão dos professores. “Mais autoconhecimento, mais inteligência emocional só é possível com uma escola humanizada. Isto é, com uma nova educação, uma nova construção social, onde a gestão emocional estará ligada a todo restante. A educação integral é aquela que na relação, no estabelecimento de vínculos, que é impossível acontecer na sala de aula, vai desenvolver não apenas uma educação do domínio cognitivo, mas também sobretudo no domínio emocional, afetivo, estético, ético e até espiritual”.
Mas qual é a diferença de comportamento entre as crianças que frequentam escolas que possuem este olhar em relação às que não possuem? Estudos apontam que crianças que aprendem a lidar com suas emoções desde cedo apresentam maior capacidade de concentração, resiliência e autocontrole. Além disso, desenvolvem habilidades sociais mais positivas, como a empatia e a capacidade de resolver conflitos de forma pacífica.
Essas habilidades são fundamentais para a formação de um adulto mais equilibrado emocionalmente. Afinal, é na infância e adolescência que se desenvolvem as bases da personalidade e dos comportamentos futuros. Portanto, uma educação que valorize a gestão emocional pode impactar positivamente na vida dos indivíduos, ajudando-os a lidar com situações difíceis e a ter relacionamentos mais saudáveis.
* Por Edilene Morikawa, diretora pedagógica da Open Learning School