Cuidados paliativos: qual a sua função no tratamento oncológico?

Testes personalizados são um avanço para os casos de câncer: conheça o Onco-PDO

Os cuidados paliativos na oncologia são uma abordagem multidisciplinar que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer avançado ou em estágio terminal, bem como de seus familiares. Centrados na pessoa e não na doença, os cuidados oferecem assistência humana e compassiva, de forma que os pacientes possam viver o mais confortavelmente possível.

Esses cuidados concentram-se no alívio dos sintomas, controle da dor e do sofrimento emocional, além de oferecer suporte psicossocial e espiritual. O objetivo é proporcionar conforto e bem-estar aos pacientes, independentemente do estágio de sua doença. Eles são oferecidos em conjunto com o tratamento oncológico, não representam uma substituição, mas sim um complemento.

No contexto da oncologia, os cuidados paliativos abrangem uma ampla gama de intervenções e serviços. Isso inclui o controle eficaz da dor e de outros sintomas relacionados ao câncer, como náuseas, fadiga, falta de ar e insônia. Além disso, são fornecidos suporte para enfrentar outras questões, como ansiedade, depressão, medo e estresse decorrentes do diagnóstico e do tratamento. Os cuidados também se estendem à família do paciente, oferecendo orientação, apoio e acompanhamento durante todo o processo.

Os profissionais de saúde envolvidos nos cuidados incluem médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, conselheiros espirituais e outros especialistas, dependendo das necessidades individuais de cada paciente. O objetivo da equipe é evitar expor o paciente a procedimentos e intervenções que não tenham foco em diminuir sintomas e aliviar sofrimento.

A medicina ainda não detém a capacidade de cura de todas as doenças, mas vem registrando muitos progressos rápidos e revolucionários. A medicina personalizada, por exemplo, faz uso dos avanços da genética, da bioinformática e das diversas tecnologias. O seu alvo principal é a área do câncer, na qual várias alterações genéticas já foram identificadas como causadoras da doença, permitindo um tratamento preciso. O câncer é muito mais complexo do que se imaginava. Há diferenças marcantes dos mesmos tipos de tumor entre os pacientes. São como “digitais”, específicas para cada indivíduo.

Com a medicina personalizada, ou de precisão, os indivíduos são tratados como únicos, uma vez que podem não responder da mesma maneira aos tratamentos convencionais. Dessa forma, na medicina personalizada o tratamento é escolhido de maneira individualizada para cada paciente. Por exemplo, numa abordagem de prevenção, ela permite investigar a susceptibilidade a determinadas patologias, mesmo antes de se manifestarem clinicamente, possibilitando um acompanhamento e até a sua prevenção. Já na questão de tratamentos, a medicina de precisão indica uma escolha de tratamento que tenha maiores chances de resultado, uma vez que é personalizada. Além disso, a medicina de precisão promove o desenvolvimento de tratamentos alternativos personalizados para indivíduos que não responderiam aos tratamentos convencionais.

Dentre as novas terapias que estão revolucionando a medicina está o Teste Onco-PDO, desenvolvido pela Invitrocue Brasil. Trata-se de um cultivo celular tridimensional, que melhor reflete in vitro as condições observadas in vivo do seu tumor de origem. O Teste Onco-PDO leva em conta que cada paciente é único, e isso ajuda o médico a traçar a melhor escolha para aquele paciente específico. Alguns tumores mostram-se resistentes a certos medicamentos e saber previamente as respostas das células tumorais do paciente aos diferentes tratamentos em laboratório contribui para a tomada de decisão dos médicos oncologistas. O benefício é que o Teste Onco-PDO permite verificar especificamente o efeito de diversos medicamentos no tumor do paciente e trabalhar diretamente com as células vivas que formam o câncer em cada caso. O teste é especialmente indicado para pacientes em estágio avançado, para aqueles em que se observou o retorno do crescimento do tumor após a primeira linha de tratamento, mas pode ser realizado nos demais estágios também.

Disponível no Brasil para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário, o Teste Onco-PDO permite que o médico escolha 8 de 60 drogas para testagem e o resultado demonstra como as células responderam em laboratório. O relatório, gerado em até 21 dias, fornece informações de como os organoides derivados do paciente reagiram aos diferentes tratamentos testados.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar