Mercado de beleza e estética se mostra promissor para novos empreendedores

Para Marla Muniz, empresária e desenvolvedora do método ponto micro screen de aplicação para mega-hair, o setor apresenta desafios e possibilidades de sucesso

O empreendedorismo na área da beleza é dinâmico e promissor, atraindo muitas pessoas que querem criar marcas inovadoras e alcançar o sucesso no mercado. No entanto, adentrar nesse universo também apresenta uma série de desafios únicos e complexos. Desde a concorrência acirrada, até a constante necessidade de se manter atualizado com as tendências que estão em constante evolução.

Aqueles que empreendem na área devem demonstrar agilidade, criatividade e uma compreensão profunda das demandas dos consumidores. Marla Muniz, por exemplo, é uma empreendedora visionária e criadora do método micro screen de aplicação para mega-hair, se tornando uma referência na indústria com sua própria linha de cosméticos e oferecendo produtos de alta qualidade.

De acordo com a empresária, os primeiros desafios apresentam-se logo no início dessa jornada. “Muitas pessoas começam atendendo em suas próprias casas, de forma amadora, crescendo sem construir uma base sólida. Acredito que o maior equívoco é não pensar que esse novo negócio é uma empresa, não separar o financeiro da pessoa física e pessoa jurídica, administrando de forma desorganizada e sem uma estrutura coesa. Isso pode ser extremamente prejudicial a longo prazo”, relata.

Aqueles que desejam empreender no setor devem realizar movimentos certeiros e apostar nas redes sociais. “Se uma empresa não está na internet e em plataformas como Instagram, Twitter e Facebook, é como se não existisse e, provavelmente, terá pouco tempo de vida. Investir na construção de um posicionamento contundente no universo digital é fundamental”, revela.

Além disso, a especialista aponta que apostar em outros canais de comunicação pode ser um grande trunfo. “A internet nos oferece alcance e escala, apresentando inúmeras oportunidades. A ministração de cursos, aulas, lives e workshops pode ser o movimento que faltava para, efetivamente, encontrar o sucesso”, pontua.

Marla acredita que a resiliência é fundamental. “Não se deve iniciar um empreendimento achando que será fácil ou que não existirão problemas. A função do empreendedor é, justamente, resolver adversidades e para isso é preciso ter persistência. Nada acontece da noite para o dia. Entender as dificuldades e superá-las trará ainda mais resistência ao projeto”, declara.

Para a empresária, o mega-hair apresenta-se como uma das principais oportunidades para novos salões de beleza. “É o serviço com a maior margem de lucro e, com a técnica correta, pode ser um dos mais rápidos. É possível lucrar até dois mil reais em uma única aplicação e, utilizando a técnica micro screen, o processo é finalizado em uma média de 45 minutos. A exigência de uma manutenção bimestral também é uma fonte de renda extra. Aqueles que possuem um salão e não estão realizando procedimentos com mega-hair, estão perdendo muito dinheiro”, alerta.

Uma pesquisa realizada pela Euromonitor apontou o Brasil como o 4º colocado no ranking de consumo de produtos e serviços cosméticos e cuidados com a beleza, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Enquanto isso, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC revelou que o mercado da estética é um dos que apresenta maior e mais rápida expansão, crescendo 567% nos últimos cinco anos e empregando mais de 480 mil profissionais direta ou indiretamente.

Segundo Marla Muniz, empreender na área da beleza oferece uma série de vantagens e desafios. “O principal ponto positivo é a facilidade e o baixo investimento necessário para ingressar no mercado. Por outro lado, os obstáculos residem no crescimento contínuo e escalável do negócio. A concorrência acirrada, a necessidade de acompanhar as tendências e a fidelização de clientes exigem estratégias eficazes, inovação e uma dedicação incansável para se destacar e prosperar no setor da beleza”, finaliza.

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